Adolescência e síndrome de Down na tela

Autores

  • Camilla Zachello IP/UFRGS
  • Fernanda Mantese Paul IP (UFRGS)
  • Roselene Gurski PPG Psicanálise: Clínica e Cultura

Palavras-chave:

adolescência, psicanálise, síndrome de Down

Resumo

Este artigo, escrito na forma de ensaio, propõe-se a discutir algumas nuances da passagem adolescente vivida pelos sujeitos portadores da síndrome de Down, a partir de uma leitura/escuta (Iribarry, 2003) da narrativa do filme Colegas (Galvão, 2013). Entendemos que, ao desvelar alguns traços presentes na narrativa, estamos contribuindo com a reflexão acerca da passagem adolescente com tais sujeitos. Trata-se de um modo de investigação que, ao partir do enlace da tríade psicanálise, educação e cinema, toma as produções da cultura como elementos passíveis de serem lidos/escutados e de produzirem alguma espécie de novo sobre o campo ao qual se debruça – no caso o tema da adolescência e a síndrome de Down. 

Biografia do Autor

Camilla Zachello, IP/UFRGS

graduanda de psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fernanda Mantese Paul, IP (UFRGS)

graduanda de psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Roselene Gurski, PPG Psicanálise: Clínica e Cultura

Psicanalista. prof. do PPG em Psicanálise: clínica e cultura (UFRGS) e do IP (UFRGS)

Publicado

2016-03-18