A relação mãe-bebê na estimulação precoce: um olhar psicanalítico

Autores

  • Amanda Cabral dos Santos Goretti Universidade Católica de Brasília
  • Sandra Francesca Conte de Almeida Universidade Católica de Brasília
  • Viviane Neves Legnani Universidade de Brasília

Palavras-chave:

estimulação precoce, psicanálise, risco psíquico

Resumo

O artigo apresenta uma discussão e uma análise, de orientação psicanalítica, do atendimento a bebês por duas professoras do Programa de Educação Precoce oferecido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, em que se pode observar os lugares diferenciados que ambas atribuíam à relação mãe-bebê na intervenção profissional. Durante e após as observações dos atendimentos, aplicou-se o protocolo IRDI (Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil). Os resultados da pesquisa apontaram que a profissional que adotava um modelo de intervenção voltado para a criança e seu diagnóstico realizava uma função de maternagem, enquanto a que adotava uma concepção e uma prática voltadas para a relação mãe-bebê mostrou-se capaz de exercer suplência das funções materna e/ou paterna nos atendimentos. O estudo destaca que a psicanálise pode apresentar-se como um aporte conceitual relevante para os profissionais que atuam no Programa, pois os convoca a uma intervenção focalizada na relação mãe-bebê, em que o profissional não apenas operaria como apoio instrumental-funcional à criança, mas, sim, como suporte às operações constituintes do sujeito.


Biografia do Autor

Amanda Cabral dos Santos Goretti, Universidade Católica de Brasília

Departamento de Psicologia. Endereço para correspondência: SMDB conjunto 5 lote 9 casa 1 - Lago Sul. Brasília/DF. CEP 71680-050

Sandra Francesca Conte de Almeida, Universidade Católica de Brasília

Faculdade de Pedagogia, Mestrado, área ensino-aprendizagem. Endereço para correspondência: SHIN QI 7 conj. 1 cs 4 - Lago Norte. Brasília/DF cep 71515-010

Viviane Neves Legnani, Universidade de Brasília

Faculdade de Educação, Departamento de Teorias e Fundamentos (TEF). Endereço para correspondência: Colina Gleba A Bloco E apt 305. Campus Darcy Ribeiro - UnB. Brasília/DF cep 70904-105

Publicado

2015-06-29