A alienação da criança: clínica e contemporaneidade

Autores

  • Thaíssa Yumi Matsuo Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na área da Saúde- HCFMRP-USP
  • Alessandra Fernandes Carreira Lalíngua - Espaço de Interlocução em Psicanálise e UNAERP

Palavras-chave:

psicanálise, alienação, separação, clínica, contemporaneidade

Resumo

Inserido no projeto de pesquisa “Psicanálise com crianças: teoria e clínica”, financiado pela UNAERP e baseado nos pressupostos da psicanálise lacaniana, este trabalho consiste em uma pesquisa sobre a alienação e a separação, abordando suas características, importância e implicações, bem como sua possível relação com as manifestações sintomáticas na criança. Este trabalho considera nosso momento histórico, caracterizado pelos discursos capitalista e científico, que corroboraram para o processo de objetalização da criança. Logo, foi realizada uma reflexão acerca dos modos de alienação que operam a partir desses discursos.  Em contrapartida, a Psicanálise propõe saídas que possibilitam a emergência de um sujeito.

Biografia do Autor

Thaíssa Yumi Matsuo, Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na área da Saúde- HCFMRP-USP

Psicóloga pela UNAERP. Aluna do Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na área da Saúde- HCFMRP-USP. 

Alessandra Fernandes Carreira, Lalíngua - Espaço de Interlocução em Psicanálise e UNAERP

Psicanalista, membro fundador de Lalíngua-Espaço de Interlocução em Psicanálise. Pós-doutorado pelo IEL/UNICAMP. Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela FFCLRP-USP. Professora titular BD do curso de Psicologia da UNAERP.

Publicado

2016-03-18