Nascimento e internação do bebê prematuro na vivência da mãe

Autores

  • Daniel Nardini Queiroz Pergher Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
  • Carmen Lúcia Cardoso Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
  • Adriana Vilela Jacob Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP - IPA)

Palavras-chave:

Mãe-Bebê, Bebê Prematuro, Equipe de Saúde.

Resumo

Este estudo objetiva compreender as condições emocionais de uma mãe após o nascimento e internação de uma bebê prematura de muito baixo peso. O trabalho tem enfoque qualitativo e utiliza como método o estudo de caso instrumental. É analisada, sob a perspectiva de Winnicott, a vivência de uma mãe que já havia perdido dois bebês durante as gestações e um prematuro. A análise permite compreender a dinâmica emocional e a fragilidade egoica materna. É possível ampliar o olhar sobre a prematuridade e tecer considerações a respeito das possibilidades de ajuda oferecida às mães de bebês prematuros.

Biografia do Autor

Daniel Nardini Queiroz Pergher, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Psicólogo Clínico e Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. (FFCLRP - USP)

Publicado

2014-07-24