Entre o estranho e o familar - desafios para a prevenção

Autores

  • Regina Orth de Aragão PUC-RJ e ABEBÊ
  • Isabel Kahn Marin PUC-SP

Palavras-chave:

prevenção, psicanálise, primeira infância, constituição subjetiva.

Resumo

 O artigo defende que a essência da prevenção na primeira infância relaciona-se à função subjetivante do adulto, envolvendo antecipação e interpretação constitutiva. Discute certa prática da prevenção que constrói grades e escalas, inventariando sinais de risco, entendendo-a como uma maneira de conter a angústia frente ao vazio que o imprevisível, imponderável, imperfeito suscitam. Propõe a prevenção precoce como escuta e acompanhamento dos sujeitos, não como detecção e predição, dentro da perspectiva da psicopatologia, que considera a subjetividade e a singularidade de cada história.

Biografia do Autor

Regina Orth de Aragão, PUC-RJ e ABEBÊ


  1. Psicanalista; Especialista em Psicopatologia pela Universidade de Paris V – França, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP; Ex-psicoterapeuta da Unité de Soins Intensifs à Domicile pour Jeunes Enfants, Centre Alfred Binet, Fondation Rothschild – Paris. Professora e Supervisora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica com Crianças – PUC/ RJ; Supervisora do Seminário “Observação Psicanalítica de Bebês” ABEBÊ – Brasília. Membro da WAIMH – World Association for Infant Mental Health. Membro fundador e atual presidente da ABEBÊ - Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê.

Isabel Kahn Marin, PUC-SP


  • Isabel da Silva Kahn Marin

Psicóloga, Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica – PUC/SP;

  • Vice Presidente da ABEBÊ-Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê.
  • Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental
  • Professora ,pesquisadora e supervisora clínica/institucional do Curso de Psicologia da FACHS da PUC/SP nas áreas da infância , juventude e família.
  • Supervisora clínica e institucional de profissionais envolvidos em programas de atenção à saúde, educação, assistência e justiça
  • Autora dos livros Febem, família e identidade. O lugar do outro - Ed. Escuta:S.Paulo,2010 (terceira edição revisada e atualizada) e Violências, Ed. Escuta: S.Paulo, 2002;
  • Autora de numerosos artigos em livros e revistas especializadas.

 

 

 

Publicado

2014-07-24