Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação

Autores

  • Ana Beatriz Coutinho Lerner Instituto de Psicologia - USP
  • Paula Fontana Fonseca IPUSP
  • Yara Sayão IPUSP
  • Adriana Marcondes Machado IPUSP

Palavras-chave:

psicanálise, educação, mal-estar, instituição

Resumo

O Plantão Institucional é uma modalidade de atendimento oferecida pelo Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP para grupos de profissionais que trabalham na interface da Psicologia com os campos da Educação, da Saúde Mental e Assistência Social. Nossa hipótese de trabalho é de que a oferta de um espaço de fala e de interlocução para esses profissionais promove a mobilização do desejo implicado na ação educativa, um reposicionamento do sujeito diante das questões suscitadas pelo trabalho e a ampliação do repertório de estratégias criadas para o enfrentamento das dificuldades que emergem no campo educativo.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Coutinho Lerner, Instituto de Psicologia - USP

Psicanalista e psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Doutora em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Paula Fontana Fonseca, IPUSP

Psicanalista e Psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP.

Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP.

Yara Sayão, IPUSP

Psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP.

Adriana Marcondes Machado, IPUSP

Professora do Instituto de Psicologia da USP, Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade. Membro do Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP. Mestre e doutora em Psicologia Social pelo IPUSP

Publicado

2014-07-24

Edição

Seção

EXPERIÊNCIA INSTITUCIONAL