Representações maternas durante uma gravidez patológica: o caso da anemia falciforme

Autores

  • Flaviana Estrela Maroja Cox Université de Paris 7
  • Bérengère Beauquier-Maccotta Hôpital Necker Enfants Malades

Palavras-chave:

representações maternas, gravidez, anemia falciforme, maternidade, psicanálise

Resumo

As representações maternas são um conjunto de expectativas, fantasias, anseios, medos e percepções da mãe quanto à sua gravidez, à sua função parental e ao seu bebê. O presente artigo trata das representações maternas durante a gravidez patológica de mulheres com anemia falciforme. Para isto, uma pesquisa qualitativa foi feita com cinco gestantes a fim de analisar suas representações, seguindo uma perspectiva psicanalítica. Salienta-se que a observação das representações maternas constitui uma importante ferramenta para a prevenção de distúrbios da relação mãe-bebê. Conclui-se, ao final do estudo, que as representações maternas são afetadas pela doença materna.

Biografia do Autor

Flaviana Estrela Maroja Cox, Université de Paris 7

Psicóloga, Centre Hospitalier Intercommunal Robert Ballanger, Departamento de Psiquiatria Infantil, Aulnay-sous-bois, França. Doutora em Psicopatologia e Psicanálise pela Université de Paris 7 Diderot, CRPMS EA 3522.

Bérengère Beauquier-Maccotta, Hôpital Necker Enfants Malades

Psiquiatra infantil, Hôpital Necker Enfants Malades, Paris, França. Doutora em Psicopatologia e Psicanálise pela Université de Paris 7 Diderot. Co-diretora da pesquisa do artigo.

Publicado

2014-07-24

Edição

Seção

ARTIGOS