A originalidade e a origem do Estádio do Espelho em Lacan

Autores

  • Diógenes Domingos Faustino Universidade de São Paulo
  • Jussara Falek Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

psicanálise, Lacan, estádio do espelho, paranoia.

Resumo

Este artigo traz um estudo da obra inicial de Lacan, na qual se rompe com o estudo das psicoses pela psiquiatria tradicional, e nos interessa no ponto em que tal ruptura nos mostra a originalidade dos caminhos iniciais de Lacan com o esquema do estádio do espelho. Inicialmente, a teorização lacaniana desenvolve-se agregando o campo da personalidade aos estudos da psicose, definindo os fenômenos paranoicos em suas relações de compreensão. Essa perspectiva só se torna possível na medida em que Lacan opera um avanço teórico, ao fazer uma distinção entre a ordem genética e a gnosiológica no homem.

Biografia do Autor

Diógenes Domingos Faustino, Universidade de São Paulo

Atualmente, faz mestrado em Psicologia Clínica na Universidade de São Paulo, tendo se graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008.2).Tem sua experiência na área Clínica fundamentada na teoria e práxis psicanalíticas, em Freud e Lacan. São de seus interesses o estudo da teoria e clínica psicanalíticas, principalmente, a psicose , nas obras de Freud e de Jacques Lacan, e a investigação dos fundamentos epistemológicos, filosóficos e éticos da pesquisa e prática psicanalíticas.

Jussara Falek, Universidade de São Paulo

Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Psicologia Clínica - Psicologia (1979) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1988), tendo defendido a livre-docência em 2000 também em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Atualmente, como professora aposentada, desenvolve atividades junto ao programa de Pós-graduação do departamento de psicologia clínica. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Investigações em psicanálise, atuando como psicanalista e como consultora para a área clínica voltada aos distúrbios graves na infância e em problemas ligados à inclusão social e escolar de crianças que os apresentam. É membro da École Lacaniènne de Psychanalyse.

Publicado

2015-06-29