Falemos de uma sociedade inclusiva

Autores

  • Suely Moreira Marques Université Lumière Lyon 2

Resumo

Resenha do livro: La societé inclusive, parlons-en! Il n’y a pas de vie minuscule

Charles Gardou 

Uma sociedade não é um clube cujos membros poderiam acumular a herança cultural em seu benefício, desfrutando de forma exclusiva. Ela também não é um círculo reservado a certos afiliados, ocupados em receber subsídios ligados à uma "normalidade" concebida e vivida como soberana. Não existem títulos ou bilhetes de entrada. Ninguém está autorizado a colocar os mais vulneráveis do lado de fora. Cada um é herdeiro daquilo que a sociedade tem de melhor e mais nobre. Ninguém tem o poder de  emprestar, dar ou recusar aquilo que pertence a todos. Uma sociedade inclusiva é uma sociedade sem privilégios, exclusividades e exclusões.

Biografia do Autor

Suely Moreira Marques, Université Lumière Lyon 2

Doutora em Ciências da Educação pela USP e Universidade Lumière Lyon2 - França.  Mestre em Educação, Especialista em Treinamento e Desenvolvimento  pela Universidade Lumière Lyon 2, em formação de Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos.

 

Atualmente é professora nos Programas de Pós Graduação em Gestão de Pessoas no Instituto Nacional de Pós Graduação – INPG e Universidade São Caetano do Sul e Membro do Conselho Administrativo do Collectif Reliance sur les situations de handicap, l'éducation et les sociétés / Université Lumière Lyon 2

 É convidada do Institut des Sciences et Pratiques d’Éducation- ISPEF; nos programas de mestrado e doutorado. Participou dos programas "Cultures, handicap, inclusion : éducation et formation" – em colaboração científica com a Universidade de Lyon (2010) e como membro da equipe de pesquisa "Education, Cultures et Politiques" - Institut Français d'Education - Eixo Políticas, diversidades e mundo comum (2003-2007). 

Publicado

2014-07-24