DA ESCRITA NO CORPO À ESCRITA NO PAPEL Os caminhos do aprender a escrever

Autores

  • Carla Cervera Sei UFRGS
  • Simone Moschen UFRGS

Palavras-chave:

escrita, infância, inscrições primordiais, letra.

Resumo

Este escrito pretende pensar, sustendo pela psicanálise, o lugar que a aprendizagem da escrita pode ter na infância ou ainda no tratamento de crianças em estruturação autística ou psicótica. Somos marcados pela linguagem no mundo e é a partir destas marcas que temos inscritas em nosso inconsciente que marcamos o papel. Para melhor compreender a escrita como efeito da posição do sujeito na linguagem e desde aí desdobrar seus efeitos na clínica, retomamos os conceitos freudianos de inscrição inconsciente e o conceito lacaniano de letra, fundamentais para este tema.

Biografia do Autor

Carla Cervera Sei, UFRGS

Carla Cervera Sei -Filósofa, Psicanalista, participante da APPOA e extensionista da UFRGS.

 

 

Simone Moschen, UFRGS

Simone Moschen

Psicanalista, membro da APPOA e doutora em Educação - UFRGS, pós-doutora em teoria Psicanalítica - UERJ, professora dos pós-graduação em Educação e em Psicologia Social e Institucional, ambos da UFRGS.

Publicado

2014-07-24

Edição

Seção

ARTIGOS