Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista destina-se a profissionais e acadêmicos de Psicologia Organizacional e do Trabalho e áreas afins que estejam dispostos a contribuir para o enriquecimento do debate crítico, da pesquisa e do ensino em PO&T no Brasil. Temos o objetivo de tornar disponível a produção inédita do conhecimento dentro da temática ampla do comportamento humano no trabalho e dos processos organizacionais que o envolvem.    

 

Políticas de Seção

Relatos de Pesquisas Empíricas

Relatos de trabalhos empíricos com boa fundamentação teórica, com modelos explicativos consistentes, baseados na coleta e análise de dados empíricos.

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Revisões de Literatura

Sistematizam a literatura relativa à determinada temática, problematizam aspectos teóricos e/ou metodológicos relevantes para o avanço na produção científica relacionada, apresentam contribuições originais e sugerem uma agenda de pesquisa para a área. A descrição do método deve apresentar de maneira pormenorizada o universo de periódicos levantados, os procedimentos e critérios utilizados para fazer este levantamento, e a amostra de artigos obtidos e analisados.

 

 

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Estudos Teóricos

 

Estudos Teóricos devem apresentar avanços teóricos ou propor novas teorias com forte argumento lógico que tenham consistência interna e validade externa. Também devem levar ao questionamento de modelos existentes e à elaboração de hipóteses de pesquisas futuras.

 

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Resenhas

As Resenhas devem se  referir a revisões críticas de obras nacionais (publicadas há até 2 anos) ou estrangeiras (publicadas há até 5 anos) orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais e contribuições para o campo da Psicologia das organizações e do trabalho. Todavia, destaca-se que não se limitam ao resumo dos capítulos. Número de páginas: de 5 a 6.

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Relato de Experiência Profissional

Estudo de caso relativo a intervenção em organizações e no trabalho, com evidências metodologicamente apropriadas de avaliação de eficácia da experiência realizada ou que descreva novos métodos ou técnicas. Deve conter análise de implicações conceituais e descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção de interesse para a atuação de psicólogos na área (10-15 páginas)

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Ponto e Contraponto

Trata-se de iniciativa da rPOT criada visando a promover o diálogo e o debate sobre temas e assuntos atuais de interesse da Psicologia Organizacional e do Trabalho. A seção será composta por três partes diferentes e complementares, escritas por autores convidados pela rPOT. Serão convidados autores que sabidamente adotam posição favorável à temática norteadora, outros que defendem uma posição contrária e um terceiro que deverá desempenhar o papel de moderador.

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares
 

Processo de Avaliação por Pares

A análise dos artigos submetidos será realizada no sistema blind review, ou seja, os autores não serão identificados pelos avaliadores e vice-versa. O sistema tem como objetivo preservar e respeitar opiniões, sem quaisquer constrangimentos.Para avaliar os manuscritos serão designados dois avaliadores (avaliação por pares). Caso haja pareceres divergentes, um terceiro avaliador será escolhido.A avaliação dos artigos versará sobre o mérito científico do trabalho, sobre sua forma e conteúdo e ainda sobre seu enquadramento nas normas editoriais da revista. Os pareceres condensarão a opinião dos avaliadores, bem como suas críticas, sugestões e recomendações quanto à publicação ou não do artigo e, ainda, alterações que devam ser providenciadas pelo autor.

 

Periodicidade

A Revista Psicologia: Organizações e Trabalho é publicada trimestralmente (a partir de 2014) em meio eletrônico. A rPOT é de acesso aberto.