https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp/issue/feedArquivos Brasileiros de Psicologia2025-05-09T16:30:01-03:00Amanda Londero dos Santos e Rosinda Martins Oliveiraarquivosbrap@psicologia.ufrj.brOpen Journal Systems<p>ISSN 1809-5267</p> The mission assigned to Arquivos Brasileiros de Psicologia has always been to welcome and to divulge the whole variety of the scientific and professional output of Psychology and related fields, be it theoretical, methodological or empirical. Thus, it remains open to contributions from every area of Psychology. The statement of purposes, which appears on every circulating copy of the journal, reads ";To promote the circulation of ideas and investigations performed in the field of Brazilian Psychology, as well as of contributions from abroad."; It currently informs the acknowledgement of the interfaces between the different areas of Psychology and other intellectual endeavors; of the emergent fields; of the critical perspectives; of the approaches and strategies oriented towards the cultural and social elements dealt with by contemporary Psychology, oftentimes as a response to the questions raised by society itself.https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp/article/view/19343Associações do tipo de parto e amamentação com o desenvolvimento infantil2022-09-28T08:40:26-03:00Mônia Aparecida da Silvamonia@ufsj.edu.brAna Paula Caserta Tencatt Abritapaulatencatt@gmail.comEuclides José de Mendonça Filhoeuclidesmendonca.f@gmail.comDenise Ruschel Bandeirabandeira@ufrgs.brOs benefícios do tipo de parto e amamentação para o desenvolvimento da criança ainda encontram resultados contrastantes na literatura. O presente estudo objetiva investigar a associação entre o tipo de parto e a amamentação em diferentes domínios do desenvolvimento infantil, controlando o efeito da escolaridade materna e renda familiar. Para tal, participaram da pesquisa crianças com idades entre 4 e 72 meses de idade. Para coleta de dados foram utilizados o Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI), Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) e um questionário sociodemográfico. Análises MANCOVA indicaram que não houve diferença estatisticamente significativa nas médias dos domínios do desenvolvimento infantil entre os grupos parto vaginal e cesárea, bem como entre os grupos de crianças amamentadas e não amamentadas. Conclui-se a importância do controle de variáveis de confusão por estudos futuros interessados em produzir evidências adicionais nessa temática.2024-05-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Arquivos Brasileiros de Psicologiahttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp/article/view/19397O papel dos estilos parentais e da personalidade na construção do processo resiliente de adolescentes e jovens adultos2021-03-29T19:14:05-03:00Catarina Pinheiro Motacatarinap.mota@gmail.comSara FerreiraSaraDuarteF@hotmail.comAs vivências experienciadas com as figuras significativas e as características do indivíduo poderão contribuir como fatores protetores ou de risco para o seu ajustamento psicossocial. O presente estudo pretendeu analisar o papel preditor dos estilos parentais e da personalidade no processo resiliente dos jovens, testando ainda o papel moderador da personalidade. A amostra incluiu 1976 jovens com idades entre os 14 e os 25 anos. Os resultados apontam que os estilos parentais e a personalidade têm um papel preditor na construção do processo resiliente. Verificou-se que a abertura à experiência assume um papel moderador na associação entre o estilo parental autoritário do pai e a resiliência. Por sua vez, a conscienciosidade tem um papel moderador na associação entre o estilo parental permissivo e a resiliência.2024-05-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Arquivos Brasileiros de Psicologiahttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp/article/view/20466Angústia e suicídio na contemporaneidade sob a perspectiva de Sartre2020-07-10T00:39:26-03:00Carlos Ming-Waucarlosmingwau@yahoo.com.brGeorges Daniel Janja Bloc Borisgeoboris@uol.com.brAnna Karynne Melokarynnemelo@unifor.brAna Maria Lopez Calvo de Feijooana.maria.feijoo@gmail.comO fenômeno suicídio, por ano, dizima cerca de 800 mil pessoas no mundo, apontando a importância de estudos fenomenológico-existenciais que possam discuti-lo como uma possibilidade que surge na vivência da liberdade de escolher entre viver ou morrer. Objetivamos discutir o fenômeno suicídio na contemporaneidade à luz da fenomenologia existencial de Sartre. Na contemporaneidade, nomeada por Bauman de Modernidade Líquida, tudo se passa numa rapidez imensurável e o homem não tem tempo de se demorar nas indagações sobre si. A ordem do dia é suprimir a angústia por meio de possibilidades, dentre elas, o suicídio. Para Sartre, o homem é angústia e não pode suprimi-la, vivenciando-a no contato com sua liberdade de realizar escolhas. Escolher implica que o homem haverá sempre de se deparar com a vivência da angústia. Concluímos que no suicídio, o que está em jogo é a negativa de ter que continuar a escolher, assim, o homem escolhe não mais escolher, pondo fim à sua existência.2024-05-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Arquivos Brasileiros de Psicologiahttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp/article/view/20693O método e a prática do speed dating2023-09-01T14:18:35-03:00Vicente Cassepp-Borgescassepp@gmail.com<p>O <em>speed dating</em>, uma modalidade de evento social onde solteiros tem encontros breves e cronometrados entre si, vem crescendo internacionalmente como uma forma de conhecer futuros pretendentes. Entretanto, nenhuma publicação científica abordando o <em>speed dating</em> foi encontrada no Brasil ou em língua portuguesa. Este estudo teve como objetivo apresentar o <em>speed dating</em> aos profissionais e à comunidade científica. Com relação à sua organização, deve-se esforçar-se ao máximo para que a experiência dos participantes seja o mais agradável possível. Com relação a análises de dados, recomenda-se que o pesquisador trabalhe com três diferentes bancos de dados, na forma individual, diádica e <em>pairwise</em>. O modelo das relações sociais é o método recomendo para os estudos, por considerar os diversos tipos de interação entre os participantes. Por ser um método com grande controle experimental, facilidade de inserir instrumentos de medida e por possibilitar a análise de diversas preferências dos participantes, recomenda-se o <em>speed dating</em> como técnica de investigação da iniciação aos relacionamentos.</p>2024-05-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Arquivos Brasileiros de Psicologiahttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp/article/view/15325Concepções de familiares e agentes escolares sobre a relação família-escola2019-09-10T16:33:37-03:00Jéssica Andrade de Albuquerquejessica.a.psi@gmail.comFabíola de Sousa Braz Aquinofabiolabrazaquino@gmail.comO presente estudo tem como objetivo investigar as concepções e ações de familiares, professores e gestores escolares sobre a relação família-escola. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, cujos participantes foram sessenta pais/responsáveis, trinta professores e seis gestoras de seis escolas públicas de Ensino Fundamental I. Para conhecer as concepções dos participantes acerca da relação família-escola foram utilizados três roteiros de entrevista semi-estruturadas destinadas aos professores e gestores, e um questionário direcionado aos pais. As entrevistas foram realizadas individualmente e registradas por meio de áudio para posterior análise, a qual foi inspirada nas diretrizes propostas por Bardin (2008). Os resultados revelaram contradições e pouca clareza dos grupos pesquisados no que se refere aos seus distintos e inter-relacionados papéis, às formas de participação de ambos no que concerne às vivências dos escolares e o papel da escola.2024-06-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Arquivos Brasileiros de Psicologiahttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp/article/view/16033A psicologia fenomenológica de Edith Stein: contribuições para a ciência psicológica2022-06-20T10:39:31-03:00Mak Alisson Borgesmakalisson@hotmail.comTommy Akira Gotoprof-tommy@hotmail.comA Psicologia é um ramo científico relativamente novo e que ainda carece de alicerces metodológicos consistentes para sustentar suas investigações. Dado sua imaturidade, essa ciência ainda encontra dificuldades para delimitar seu estatuto ontológico, o que gera diversos equívocos epistemológicos e metodológicos. Diante disso, impõe-se uma questão fundamental para a elucidação do objeto da Psicologia: o problema mente-corpo. A proposta desse artigo, nesse sentido, é discutir o problema mente-corpo à luz da Fenomenologia de Edith Stein, buscando a partir daí uma fundamentação da Psicologia. Para isso, foram analisadas algumas obras da filósofa, a saber: “Causalidade Psíquica” e “Introdução à Filosofia”. Desse modo, através das investigações de Stein acerca da psique (que pode ser aproximada ao que se entende por mente no âmbito das ciências da mente) e do corpo, conclui-se que é possível conceber a questão psique/mente-corpo enquanto uma unidade-dual que se instancia no Leib.2024-06-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Arquivos Brasileiros de Psicologiahttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp/article/view/19491Ferenczi e a técnica ativa: experimentação e expressão2022-06-27T16:33:08-03:00Leonardo Câmaralcpcamara@gmail.comRegina Herzogrherzog@globo.comDentre os múltiplos experimentos de técnica psicanalítica realizados pelo húngaro Sándor Ferenczi (1873-1933) ao longo de sua obra, encontra-se a técnica ativa, desenvolvida no período imediatamente anterior à formação de sua teoria do trauma. Em termos gerais, consiste em solicitar o analisando a realizar ou não realizar uma ação, a contrapelo do princípio do prazer, com a finalidade imediata de produzir tensão. Devido a diversos fatores, como a intrusão do analista na vida de seu paciente, as discussões contemporâneas sobre Ferenczi têm se focado pouco sobre esse tema. O presente artigo visa analisar dois pontos: 1) revisitar a técnica ativa com base nas ideias de experimentação do afeto e da expressão do corpo; e 2) definir de que maneira alguns fenômenos surgidos durante a experiência da técnica ativa protagonizaram o desenvolvimento da teoria do trauma de Ferenczi em seus últimos anos de vida.2024-06-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Arquivos Brasileiros de Psicologiahttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp/article/view/19743(Re)Existências literárias: uma composição para pensar as infâncias migrantes2020-07-28T17:04:33-03:00Betina Hillesheimbetinahillesheim@gmail.comCaroline da Rosa Coutoccouto@mx2.unisc.brGisele Dheingiseled@univates.brNeste artigo abordamos as relações entre a literatura, as migrações, as situações de refúgio e as infâncias enquanto acontecimentos. Acontecimentos tais como aqueles descritos pelo filósofo Gilles Deleuze: que inscrevem a infância como alteridade, que escapam das explicações absolutas dos estados das coisas, e que se agitam em linguagem, de forma em que as circunstâncias do seu aparecimento e dos seus efeitos se confundem, preenchem e abrem vazios, desvios e intensidades. Assim, tomamos a literatura como produção ética e estética que dá presença às infâncias migrantes, ao colocá-las em linguagem, operando na tessitura de outros modos de existência, resistência e (re)existência possíveis nesse encontro entre literatura, migrações, situações de refúgio e infâncias. Infâncias migrantes encontradas em fragmentos literários e em notícias fragmentadas, uma composição para pensar a vida – no limite do suportável e do pensável.2024-06-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Arquivos Brasileiros de Psicologiahttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp/article/view/17188Avaliação da moderação da fidelidade nos resultados do Programa Preventivo Elos 2022-09-11T10:46:46-03:00Daniela Schneiderdanischneiderpsi@gmail.comErikson Kaszubowskierikson.k@ufsc.brDouglas Garciagarciadouglas90@gmail.comLeandro Castro Oltramarileandro.oltramari@ufsc.brZila Van Der Meer Sanchezzila.sanchez@unifesp.br<p>O programa preventivo em saúde mental "Elos - construindo coletivos" é uma adaptação brasileira do norte-americano "Good Behavior Game", direcionado para crianças de 6 a 10 anos, aplicado por educadores no ensino fundamental, considerado um dos programas com melhores evidências para diminuição de comportamentos agressivos e disruptivos. O objetivo é discutir as relações entre a fidelidade na implantação e os resultados observados a partir de um estudo piloto realizado em 2014. Com delineamento pré-experimental de grupo único, utilizou métodos mistos, com estatísticas descritivas e inferenciais, assim como análise de conteúdo, realizando triangulação de dados em sua análise final. Alunos de turmas que receberam o programa com maior fidelidade apresentaram resultados mais positivos na diminuição dos comportamentos alvos. Turmas com baixa fidelidade apresentaram resultados inócuos ou possivelmente iatrogênicos. Portanto, há indicativos que o efeito da ação preventiva está diretamente relacionado à fidelidade.</p>2024-06-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Arquivos Brasileiros de Psicologiahttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp/article/view/19073A compreensão da experiência vivida na “dependência” de smartphone2022-09-28T07:31:43-03:00Louise Macedo Bezerralouisemacedo@hotmail.comCamila Souzacamila_psouza@hotmail.comVirginia Moreiravirginiamoreira@unifor.brA comunicação via smartphones é um fenômeno cada dia mais presente na vida das pessoas, facilitando a conectividade e a troca de informações. Por passarmos cada vez mais tempo online, os smartphones ocupam um lugar central no cotidiano. Nesse contexto encontramos a “dependência” de smartphone e, este artigo, tem como objetivo compreender a experiência vivida de pessoas que se consideram dependentes de smartphone. Realizamos pesquisa embasada no método fenomenológico crítico com 10 participantes e utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de descrição de suas experiências. Encontramos que a dependência de smartphone é uma forma de expressão da existência entrelaçado ao mundo e à cultura, e a lente da fenomenologia contribui para uma compreensão desta experiência. Reconhecemos na experiência vivida da dependência de smartphone uma forma do sujeito estar no mundo, indicando que pode haver outras, a partir da abertura para novas possibilidades.2024-06-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Arquivos Brasileiros de Psicologiahttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp/article/view/11755The role of emotions in anorexia nervosa: Theory, research, and practice2018-05-27T01:26:26-03:00Sandra Torresstorres@fpce.up.ptMarina Prista Guerramguerra@fpce.up.ptMaria Alexina Ribeiroalexina@solar.com.brAntónio Roma-Torresaroma@sapo.ptIsabel Brandãoisabelmbrandao@gmail.comFilipa Mucha Vieirafvieira@fpce.up.ptSystematic reviews of literature have identified emotional problems in anorexia nervosa (AN). The results suggest that a broad spectrum of emotional skills is compromised. At theoretical level, emotional difficulties have also been integrated into the etiological models of AN, supporting ongoing research in this area. However, these etiological perspectives seem to have little articulation between them, although often focusing on common aspects. Based on this fact, this study aimed to review various theoretical models, specifying the etiologic role of emotions. We sought to establish convergence and divergence points, in order to contribute to a more comprehensive conceptualization of the disorder. This theoretical overview was complemented by a literature review of existing studies, presenting some avenues for psychological intervention. From a clinical point of view, we analyzed the implications for practice that arise from the combination of theoretical and empirical contributions.2024-06-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp/article/view/21013Uma Psicologia Social do Direito: investigações sobre uma magistratura dissidente2020-07-25T05:04:37-03:00André Guerraandreguerrars@hotmail.comPedrinho Arcides Guareschipgguareschi@gmail.com<p>O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que buscou compreender como a produção jurídica de juízes e desembargadores pode ser tomada como objeto da psicologia social, com destaque para as condições psicossociais dos conflitos entre práticas hegemônicas e dissidentes. Através da técnica semi-dirigida episódica, foram realizadas quinze entrevistas com magistrados dissidentes (críticos em relação ao Poder Judiciário e à magistratura). Efetuou-se a análise argumentativa das falas e posteriormente a sua interpretação a partir do referencial da hermenêutica de profundidade. Os resultados apontam cinco fatores essenciais à compreensão psicossocial da produção jurisdicional: a) a origem social/classe da magistratura; b) a estruturação da organização judiciária; c) os elementos psicossociais da sociedade contemporânea; d) a transformação da relação entre Judiciário e mídia; e, e) a autocompreensão da magistratura sobre as possibilidades de sua organização política.</p>2024-06-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Arquivos Brasileiros de Psicologiahttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp/article/view/19347Crenças parentais sobre a punição física na criação dos filhos2022-08-04T16:35:05-03:00Aline Cardoso Siqueiraalinecsiq@gmai.comSuane Pastoriza Farajsuanef@yahoo.com.brMarcli Firpo Bittencourtmarclifirpo@gmail.comJosiane Lieberknecht Wathier Abaidjosianelwathier@gmail.com<p>Este estudo teve como objetivo compreender as crenças parentais que amparam o uso de punição física de pais que as utilizam como ação educativa. Participaram do estudo 32 pais de crianças entre dois e sete anos. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e entrevistas semiestruturadas individuais. Os dados foram analisados a partir da Teoria Fundamentada nos Dados e evidenciou presença de crenças disfuncionais sobre o desenvolvimento infantil, exercício de poder sobre o filho, a concepção de que palmada não é violência e punição física como necessária para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Concluiu-se que apesar de evidências científicas sobre o prejuízo da punição física para o desenvolvimento da criança, as ações educativas coercitivas ainda estão fortalecidas e amparadas em crenças sociais enraizadas. Torna-se necessário implementar programas de aperfeiçoamento de habilidades parentais amparadas em estratégias positivas de criação dos filhos.</p>2024-06-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Arquivos Brasileiros de Psicologiahttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp/article/view/18863Bozhovich, personalidade e psicologia histórico-cultural2022-07-22T15:14:03-03:00Marília Daefiol Herrero Gomesmariliadhg@gmail.comSilvana Calvo Tuleskisilvanatuleski@gmail.comÁlvaro Marcel Palomo Alvesampalves@uem.brO tema abordado pela pesquisa é o desenvolvimento ontogênico da personalidade, sob a ótica da autora russa Lydia Il’inichna Bozhovich, que está inserida na Psicologia Histórico-Cultural, desenvolvida por Vigotski com o auxílio de Luria e Leontiev. Assim, o objetivo que se coloca para a pesquisa é entender se a obra de Bozhovich segue os preceitos postulados por Vigotski de fato. Dessa forma, os principais trabalhos sobre personalidade de Bozhovich em inglês e espanhol foram lidos e sistematizados. A análise crítica dessa obra foi embasada em obras vigotskianas que tratam do mesmo assunto e a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica conceitual de abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Os resultados obtidos com a comparação das obras de Bozhovich e Vigotski indicam que a autora buscou ampliar a teoria e as ideias vigotskianas, mantendo-se fiel às premissas da Psicologia Histórico-Cultural.2024-08-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Arquivos Brasileiros de Psicologiahttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/arbp/article/view/20007Corpos matáveis, corpos deixados para morrer: violência nas relações homossexuais2020-06-15T21:15:32-03:00Camila Camila Maffioleti Cavalercamilamaffioleticavaler@gmail.comDaniel Cerdeira de Souzadancerdeira01@gmail.comAdriano Beirasadrianobe@gmail.com<p>Problematizamos as formas facilitadas de morrer que atingem homossexuais em situação de violência na intimidade. Demos ênfase a regulação da sexualidade, a heteronorma e a homonormatividade para pensar os amparos legislativos à vida desses sujeitos. A partir do conceito de biopolítica de Foucault e necropolítica de Mbembe discutiu-se as diferenças entre deixar morrer e fazer morrer, entendendo que ambos podem resultar da ausência do Estado na proteção da violência entre casais homossexuais. Características como raça/etnia, classe social e performatividade de gênero cruzam-se a orientação sexual e estão diretamente relacionadas a quais corpos são deixamos morrer e quais são mortos simbolicamente pelo Estado. Por fim, a proteção estatal através de Leis punitivas não é suficiente para prevenção desses crimes, é preciso problematizar a colonialidade das verdades de gênero, estabelecendo políticas públicas que considerem as particularidades da violência nos relacionamentos homossexuais.</p>2025-02-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Arquivos Brasileiros de Psicologia