Medindo a autoestima dos adolescentes espanhóis: equivalência através de gênero e níveis educativos
Palabras clave:
rotina de equivalencia, escala de autoestima de Rosenberg, diferenças de gênero e nível educativoResumen
A escala de autoestima de Rosenberg (RSES) já foi aplicada em todas as áreas da Psicología, destacando o interesse pelo estudo das diferenças de gênero e nível educativo. Paralelamente, houve um debate metodológico sobre suas propiedades psicométricas: a evidência assinala que mede apenas um fator de autoestima, mas confundido com um efeito de método associado a itens invertidos. O objetivo deste estudo é examinar as diferenças em gênero e nível educativo da RSES, controlando pela presença de efeitos de métodos em estudantes espanhóis. Foi estimado um modelo completamente a priori em quatro amostras: estudantes homens e mulheres de institutos e de universidades, e se implementou uma rotina completa de equivalência fatorial. As conclusões são que a escala mede de forma adequada nas quatros amostras, e que não houve diferenças nas médias latentes em função do gênero ou nível educativoPublicado
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