Evidências de validade da Escala de Conduta Social para adolescentes

Autores/as

  • Caroline Tozzi Reppold UFCSPA
  • Léia Gonçalves Gurgel UFCSPA
  • Claudio Simon Hutz UFRGS

Palabras clave:

Adolescentes, Ajustamento social, Comportamento social, Avaliação Psicológica

Resumen

No Brasil, são escassos os instrumentos para avaliação de conduta social entre adolescentes. Por essa razão, essa pesquisa objetivou construir e buscar evidências de validade a Escala de Conduta Social para Adolescentes. Elaborou-se o instrumento com base em critérios diagnósticos e entrevistas com especialistas e adolescentes. Após, buscou-se evidências de validade da estrutura interna e convergente. A amostra constituiu-se por 1093 participantes, 54% do sexo feminino. Foram usadas a Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo e o Inventário de Habilidades Sociais. Como resultado, três fatores foram extraídos (comportamentos anti-sociais, comportamentos pró-sociais, e de desafio-oposicionismo). Diferenças nos três fatores foram encontradas em relação ao sexo e tipo de escola. Houve interação significativa entre idade e sexo, e correlação positiva entre fatores “Comportamento anti-social” e “Desafio-oposicionismo”. Conclui-se que a Escala de Conduta Social para Adolescentes apresenta evidências de validade, possibilitando seu uso.

Biografía del autor/a

Caroline Tozzi Reppold, UFCSPA

Psicóloga, mestre, doutora e pós-doutora em avaliação psicológica pela UFRGS e pós-doutora em avaliação psicológica pela Universidade São Francisco – USF. É professora associada I da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Membro do corpo docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde e em Ciências da Reabilitação. Coordena o Laboratório de Avaliação Psicológica da UFCSPA

Léia Gonçalves Gurgel, UFCSPA

É Fonoaudióloga formada pela UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde na UFCSPA, com ênfase em Métodos Diagnósticos e Epidemiologia das Doenças. Atua principalmente nos seguintes temas: validação de testes, testes de compreensão de linguagem e escrita, linguagem infantil e avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes.

Claudio Simon Hutz, UFRGS

Psicólogo, mestre e doutor pela University of Iowa (USA) e Pós-doutor pela Arizona State University (USA). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenador do Laboratório de Mensuração do PPG Psicologia da UFRGS e Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+). 

Publicado

2016-10-31

Cómo citar

Reppold, C. T., Gurgel, L. G., & Hutz, C. S. (2016). Evidências de validade da Escala de Conduta Social para adolescentes. Avaliação Psicológica, 15(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11010

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.