Propriedades psicométricas da adaptação peruana de pensamento crítico teste PENCRISAL

Autores/as

  • Silvia Fernández Rivas Universidad Salamanca (España)
  • Patricia Morales Bueno Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima
  • Carlos Saiz Sanchez Universidad de Salamanca

Palabras clave:

Pensamiento crítico, instrumentos de medición, evaluación, educación superior.

Resumen

O objetivo principal deste trabalho foi estudar, em população peruana, as propriedades psicométricas do teste de pensamento crítico, PENCRISAL, originalmente desenvolvida e validada na população espanhola. Respondendo o teste participaram voluntariamente 422 estudantes de Ciência e Engenharia de uma universidade peruana. O nível de confiabilidade foi analisada com alfa de Cronbach; a confiabilidade inter-juizes foi analisada com coeficientes Kappa de Cohen para cada um dos itens; a validade do construto foi analisada por meio da análise fatorial de componentes principais, método Varimax.  Finalmente, a validade divergente foi analisada por meio do estudo de correlações com outros testes utilizando o coeficiente de Pearson. Concluí-se que o teste PENCRISAL tem os requisitos psicométricos necessários para a avaliação de habilidades de pensamento crítico na população peruana.

Biografía del autor/a

Silvia Fernández Rivas, Universidad Salamanca (España)

Facultad de Psicología. Departamento de Psicología Básica, Psicobiología y Metodología de las CC.

Prof Asociado

 

 

Patricia Morales Bueno, Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima

Doctora en Ciencias de la educación

Seccion de Quimica

Carlos Saiz Sanchez, Universidad de Salamanca

Doctor en Psicologia

Psicología Básica, Psicobiología y Metodología de las CC.

Facultad de Psicología

Publicado

2016-09-22

Cómo citar

Fernández Rivas, S., Morales Bueno, P., & Saiz Sanchez, C. (2016). Propriedades psicométricas da adaptação peruana de pensamento crítico teste PENCRISAL. Avaliação Psicológica, 13(2). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9063

Número

Sección

Estudo Teórico

Artículos similares

<< < 7 8 9 10 11 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.