Evidências de validade de critério para testes de atenção na avaliação psicológica no trânsito

Autores

  • Fabián J. M. Rueda Universidade São Francisco

Palavras-chave:

psicologia do trânsito, atenção, avaliação psicológica, validade de critério, testes psicológicos

Resumo

A pesquisa teve como objetivo buscar evidências de validade de critério para testes que avaliam atenção e que são comumente empregados na avaliação de condutores. Participaram 300 indivíduos do estado do Paraná que responderam os instrumentos no momento da obtenção da CNH, em 2010. Após quatro anos, em 2014, foi obtido junto ao DETRAN/PR o histórico de infrações deles. Os resultados não mostraram diferenças significativas nas pontuações dos testes entre o grupo de motoristas com registro de infração e sem registro de infração. Também não foram observadas correlações significativas entre o desempenho nos testes e o número de infrações e pontos na CNH. Discute-se a necessidade de mais pesquisas na área, que considerem outras variáveis envolvidas no contexto do trânsito. Ainda, questiona-se o processo avaliativo e a real necessidade dessa avaliação.

Biografia do Autor

Fabián J. M. Rueda, Universidade São Francisco

Psicólogo. Mestre e doutor em Psicologia. Docente da graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Bolsista Produtividade do CNPq.

Publicado

2017-04-15

Como Citar

Rueda, F. J. M. (2017). Evidências de validade de critério para testes de atenção na avaliação psicológica no trânsito. Avaliação Psicológica, 16(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12080

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.