A “Dinâmica de Grupo” de Kurt Lewin: proposições, contexto e crítica

Autores

  • Juliana Campregher Pasqualini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Fernando Ramalho Martins Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Antonio Euzébios Filho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210016

Palavras-chave:

Dinâmica de grupo, Psicologia social, Processos grupais

Resumo

Nesse estudo teórico realiza-se revisão crítica do pensamento de Kurt Lewin sobre os grupos humanos, examinando a conjuntura histórica em que se formula a Dinâmica de Grupo, suas proposições teórico-práticas centrais e seu compromisso políticoideológico. Aponta-se como possíveis determinantes de sua ampla aceitação ainda hoje, no estágio atual do capitalismo, sua capacidade de instrumentalizar processos de mudança com baixo nível de tensão, mediante promoção de relações intersubjetivas de aparência democrática, aliada à centralidade afetiva e ênfase nos processos de comunicação, obnubilando relações de poder e determinações estruturais do processo grupal.

Biografia do Autor

Juliana Campregher Pasqualini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, é Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista (UNESP Araraquara).

Fernando Ramalho Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é Professor Assistente Doutor vinculado ao Departamento de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP Araraquara), docente do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP Guaratinguetá).

Antonio Euzébios Filho, Universidade de São Paulo

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas), é Professor Assistente Doutor no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e docente do programa de pós-graduação em psicologia social também na Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Pasqualini, J. C., Martins, F. R., & Euzébios Filho, A. (2021). A “Dinâmica de Grupo” de Kurt Lewin: proposições, contexto e crítica. Estudos De Psicologia (Natal), 26(2), 161–173. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210016

Edição

Seção

Psicologia Social do Trabalho