Pandemic Psychology: Information, trust and affects during COVID-19 management

Authors

  • Isabella Leandra Silva Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Carlos Eduardo Pimentel Universidade Federal da Paraíba
  • Tailson Evangelista Mariano Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200012

Keywords:

COVID-19, emotions, health, communications media

Abstract

The present study aimed to observe the relationship between access to information about COVID-19 (frequency and accuracy), trust in social sectors in the management of the pandemic and affects during this period. To this end, 210 volunteers from all Brazilian regions, mostly women (69%) with an average age of 29.5 years (SD = 11.5), participated. Descriptive analyses, bivariate correlations, multiple regression, and mediations were performed through R Studio. The results showed indirect effects of the frequency of information about COVID-19 on its accuracy and positive affects. These effects were mediated by confidence in health (indirect effect on the quality of information: λ = 0.163, 95% CI = 0.049 - 0.278, p < 0.01; in positive affects: λ = 0.094, 95% CI = 0.032 - 0.155, p <0.01). Besides, negative affects were predicted by confidence in health, age, confidence in both media and government institutions.

Author Biographies

Isabella Leandra Silva Santos, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Psicologia na Universidade Federal da Paraíba, atualmente Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social na mesma instituição.

Carlos Eduardo Pimentel, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (UnB, 2012), Mestrado em Psicologia (Psicologia Social, UFPB, 2004), Formação em Psicologia (UFPB, 2005) e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2001). Coordenador e fundador do Laboratório de Psicologia da Mídia (LPM), onde orienta alunos de graduação e pós-graduação. Tem experiência em Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: letras de músicas, preferência musical, atitudes, validade de medidas psicológicas, comportamentos antissociais e pró-sociais. Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba. Tem contribuído como revisor de revistas internacionais como Personality and Individual Differences, SAGE Open, Interamerican Journal of Psychology e Substance Use & Misuse e nacionais como Estudos de Psicologia (Campinas), Psicologia: Reflexão & Crítica, Psicologia: Teoria & Pesquisa e Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Publicou 68 artigos científicos em revistas indexadas e 2 artigos em revistas de divulgação científica, sendo a maioria de psicologia. Organizou 3 livros de psicologia social e publicou 13 capítulos. Concedeu entrevistas para a TV, rádio e jornal impresso.

Tailson Evangelista Mariano, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente integra o Laboratório de Psicologia da Mídia (LPM), coordenado pelo Professor Dr. Carlos Eduardo Pimentel. Realiza pesquisas em psicologia social sobre os efeitos dos videogames, psicometria e avaliação psicológica.

Downloads

Published

2024-11-13

How to Cite

Silva Santos, I. L., Pimentel, C. E., & Mariano, T. E. (2024). Pandemic Psychology: Information, trust and affects during COVID-19 management. Estudos De Psicologia (Natal), 25(2), 115–123. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200012

Issue

Section

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”