Psychological effects of social distance caused by COVID-19 (coronavirus) pandemic over the life cycle

Authors

  • Letícia Lovato Dellazzana-Zanon PUC-Campinas http://orcid.org/0000-0003-0649-1675
  • Juliano Porto de Cerqueira Leite PUC-Campinas
  • Miguel Jose Camargo de Jezus PUC-Campinas
  • Carlos Henrique Ferreira da Silva PUC-Campinas
  • Cristian Zanon UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200019

Keywords:

quarantine, pandemics, psychology, coronavirus, life cycle

Abstract

This study aimed to systematize information about the consequences of social distance along the different stages of the life cycle for people who were not infected by the virus, but who experience the indirect consequences of the pandemic. Through a narrative review, the results of recent research in different countries were systematized, as organized: effects of social distance for children and adolescents, effects of social distance for adults, effects of social distance for the elderly and effects of social distance for the occurrence of domestic violence, which proved to be a transversal theme to all stages of the life cycle. Recommendations are also presented for the management of the effects of social distance in different stages of human development.

Author Biographies

Letícia Lovato Dellazzana-Zanon, PUC-Campinas

É Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Curso de Graduação em Psicologia da PUC-Campinas desde 2015. É pesquisadora do grupo de pesquisa Psicologia da Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas. É membro do grupo de trabalho Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Juliano Porto de Cerqueira Leite, PUC-Campinas

Bolista CNPq de Iniciação Científica, graduando do Curso de Psicologia da PUC-Campinas.

Miguel Jose Camargo de Jezus, PUC-Campinas

Bolista Fapic de Iniciação Científica, graduando do Curso de Psicologia da PUC-Campinas.

Carlos Henrique Ferreira da Silva, PUC-Campinas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Curso de Graduação em Psicologia da PUC-Campinas.

Cristian Zanon, UFRGS

Doutor (2011) e Pós-Doutor (2011) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estágio de doutoramento sanduíche na University of Massachusetts Amherst (2010-2011) na área de psicometria sob orientação do Dr. Ronald Hambleton. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicometria, Psicologia Positiva e Personalidade (Big Five). Editor Associado da revista Psicologia Reflexão e Crítica. Coordenador do Grupo de Trabalho da ANPEPP Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade (2019 - até o presente). Além disso, tem interesse em estatística, mais especificamente em Teoria de Resposta ao Item e Structural Equation Modeling. Atualmente, é professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Published

2024-11-13

How to Cite

Dellazzana-Zanon, L. L., Leite, J. P. de C., de Jezus, M. J. C., da Silva, C. H. F., & Zanon, C. (2024). Psychological effects of social distance caused by COVID-19 (coronavirus) pandemic over the life cycle. Estudos De Psicologia (Natal), 25(2), 188–198. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200019

Issue

Section

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”