A atividade de trabalho e o adoecimento psíquico em trabalhadores de uma instituição federal de ensino

Autores/as

  • Cynthia Araújo Mota Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Alda Karoline Lima Da Silva Universidade Potiguar - UnP

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200028

Palabras clave:

clínica da atividade, instrução ao sósia, técnico-administrativo em educação

Resumen

Utilizando-se do aporte teórico das clínicas do trabalho, com predominância dos operadores teóricos da Clínica da Atividade, o artigo aborda relação entre o adoecimento psíquico e a atividade de trabalho dos servidores técnico administrativos em educação (TAE) de uma instituição federal de ensino. Considerando que gestores vêm observando um percentual crescente de afastamentos por motivo de saúde psíquica entre os servidores, a pesquisa visa realizar uma análise descritiva e clínica da atividade de trabalho dos TAE que enfrentaram adoecimento psíquico pelo trabalho. Tal análise foi realizada por meio da técnica da Instrução ao Sósia (IaS), com dois trabalhadores: um pedagogo e um assistente de alunos. Ao analisar os impedimentos da atividade observou-se perda ou amputação do poder de agir em ambos os casos analisados. Por meio das trocas dialógicas com trabalhadores, observou-se mobilizações clínicas de caráter terapeutizante, manifestação de afetos e transformação no poder de agir do trabalhador.

Biografía del autor/a

Cynthia Araújo Mota, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Mestra em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), é Psicóloga no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Alda Karoline Lima Da Silva, Universidade Potiguar - UnP

Programa de Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Potiguar

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Mota, C. A., & Da Silva, A. K. L. (2024). A atividade de trabalho e o adoecimento psíquico em trabalhadores de uma instituição federal de ensino. Estudos De Psicologia (Natal), 25(3), 274–283. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200028

Número

Sección

Psicología Social del Trabajo