Psicologia da Pandemia: Informação, Confiança e Afetos durante o Enfrentamento do COVID-19.

Autores/as

  • Isabella Leandra Silva Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Carlos Eduardo Pimentel Universidade Federal da Paraíba
  • Tailson Evangelista Mariano Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200012

Palabras clave:

COVID-19, emoções, saúde, meios de comunicação.

Resumen

O objetivo do presente estudo foi observar as relações entre o acesso à informação acerca do COVID-19 (frequência e acurácia), a confiança em setores sociais no manejo da pandemia, e os afetos nesse período. Para tal, contou-se com 210 voluntários de todas as regiões brasileiras, majoritariamente mulheres (69%) com idade média de 29,5 anos (DP = 11,5). Realizaram-se análises descritivas, correlações bivariadas, regressão múltipla e mediações através do R Studio. Os resultados apontaram efeitos indiretos da frequência da informação acerca do COVID-19 na acurácia desta e nos afetos positivos. Esses efeitos foram mediados pela confiança na saúde (efeito indireto na qualidade da informação: λ = 0,163, IC 95% = 0,049 - 0,278, p < 0,01; nos afetos positivos: λ = 0,094, IC 95% = 0,032 - 0,155, p < 0,01). Adicionalmente, os afetos negativos foram preditos pela confiança na saúde, a idade, confiança na mídia e nas instituições governamentais.

Biografía del autor/a

Isabella Leandra Silva Santos, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Psicologia na Universidade Federal da Paraíba, atualmente Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social na mesma instituição.

Carlos Eduardo Pimentel, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (UnB, 2012), Mestrado em Psicologia (Psicologia Social, UFPB, 2004), Formação em Psicologia (UFPB, 2005) e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2001). Coordenador e fundador do Laboratório de Psicologia da Mídia (LPM), onde orienta alunos de graduação e pós-graduação. Tem experiência em Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: letras de músicas, preferência musical, atitudes, validade de medidas psicológicas, comportamentos antissociais e pró-sociais. Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba. Tem contribuído como revisor de revistas internacionais como Personality and Individual Differences, SAGE Open, Interamerican Journal of Psychology e Substance Use & Misuse e nacionais como Estudos de Psicologia (Campinas), Psicologia: Reflexão & Crítica, Psicologia: Teoria & Pesquisa e Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Publicou 68 artigos científicos em revistas indexadas e 2 artigos em revistas de divulgação científica, sendo a maioria de psicologia. Organizou 3 livros de psicologia social e publicou 13 capítulos. Concedeu entrevistas para a TV, rádio e jornal impresso.

Tailson Evangelista Mariano, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente integra o Laboratório de Psicologia da Mídia (LPM), coordenado pelo Professor Dr. Carlos Eduardo Pimentel. Realiza pesquisas em psicologia social sobre os efeitos dos videogames, psicometria e avaliação psicológica.

Descargas

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Silva Santos, I. L., Pimentel, C. E., & Mariano, T. E. (2024). Psicologia da Pandemia: Informação, Confiança e Afetos durante o Enfrentamento do COVID-19. Estudos De Psicologia (Natal), 25(2), 115–123. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200012

Número

Sección

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”