Representações sociais de internautas sobre a COVID-19 no Brasil

Autores/as

  • Elson Ferreira Costa Universidade do Estado do Pará http://orcid.org/0000-0003-4115-9029
  • Dalizia Amaral Cruz Universidade Federal do Pará
  • Lilia Iêda Chaves Cavalcante Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200015

Palabras clave:

Representação Social, Vírus, Brasil

Resumen

Este estudo objetivou analisar as representações sociais de internautas, a partir dos seus comentários a reportagens sobre a COVID-19 no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de caráter analítico-exploratório, com abordagem quanti-qualitativa dos dados. Os dados foram processados pelo software IRAMUTEQ, para posterior análise de conteúdo. Dos discursos selecionados, emergiram três classes: Descrença no Sistema de Saúde, Desconfiança das Estatísticas e Desprestígio do Presidente. Os resultados ressaltam diferentes sentidos de ancoração dessas representações sociais e sugerem a vitalidade de um paradigma teórico classificatório que confere valor a objetos, pessoas ou fenômenos, hierarquizando-os em ordem de importância. Neste estudo, as representações sociais foram assentadas em valores negativos, convergindo seus sentidos para uma imagem única de descrédito nas instituições, nos governantes e na mídia. Esse cenário se mostra, especialmente, preocupante em razão da gravidade da crise decorrente da pandemia no Brasil e diz muito sobre o passado e o futuro do país. 

Biografía del autor/a

Elson Ferreira Costa, Universidade do Estado do Pará

Terapeuta Ocupacional, Mestre e Doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Especialista em Saúde Infanto-juvenil e em Gestão em Saúde Pública, com ênfase na Família. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Terapeuta Ocupacional da Prefeitura Municipal de Belém - SESMA. Membro do Laboratório de Estudos em Ecologia do Desenvolvimento (LED/UFPA)

Dalizia Amaral Cruz, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é Psicóloga do Espaço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes do município de Barcarena (EACA-PA).

Lilia Iêda Chaves Cavalcante, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Pósdoutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Docente do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Descargas

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Costa, E. F., Cruz, D. A., & Cavalcante, L. I. C. (2024). Representações sociais de internautas sobre a COVID-19 no Brasil. Estudos De Psicologia (Natal), 25(2), 144–156. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200015

Número

Sección

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”