Repercussões da pandemia de COVID-19 em famílias com crianças em diferentes contextos de desenvolvimento: implicações para a prática em saúde mental no contexto brasileiro

Autores/as

  • Angela Helena Marin Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-8056-8661
  • Ana Carolina de Souza Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Beatriz Schmidt Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200032

Palabras clave:

infecções por coronavírus, pandemias, relações familiares, criança

Resumen

O objetivo do estudo foi sistematizar conhecimentos científicos e técnicos, por meio de uma revisão crítica da literatura, sobre as repercussões da pandemia do novo coronavírus em famílias com crianças, em especial na saúde mental de seus membros, considerando-se diferentes contextos de desenvolvimento. Tendo em vista as demandas psicológicas emergentes, foram discutidas as implicações para a atuação do profissional psicólogo junto a essas famílias e apresentadas as competências socioemocionais como um fator de proteção. Concluiu-se que os materiais produzidos são preponderantemente internacionais e destaca-se a importância da execução de estudos empíricos que investiguem as repercussões da pandemia de COVID-19 em famílias com crianças no Brasil. Dessa forma, entende-se que é possível propor intervenções alinhadas às particularidades das demandas psicológicas em diferentes contextos de desenvolvimento no país, o que pode oferecer subsídios para o enfrentamento dessa e de outras crises de saúde pública que eventualmente ocorram no futuro.

Biografía del autor/a

Angela Helena Marin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Angela Helena Marin é graduada em psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1998-2002), licenciada em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005-2007), especialista em psicologia clínica pelo Instituto da Família de Porto Alegre (2006-2008), mestre em Psicologia do Desenvolvimento (2003-2005) e doutora (2005-2009) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professora vinculada à Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2007-2012) e à Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos (2012-2019). Na ULBRA atuou como coordenadora adjunta (2009-2010) e coordenadora de curso de Psicologia (2010 - 2012). Também foi professora no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva-ULBRA (2011-2012) e no Programa de Pós-graduação em Psicologia-Unisinos, cuja área de concentração é a Psicologia Clínica (2012-2019), além de ministrar em cursos de pós-graduação lato sensu. É bolsista produtividade do CNPq desde 2017. Compõe a comissão científica da Revista Contextos Clínicos, da qual também fez parte da comissão editorial (2015-2018) e foi editora-chefe (2018-2019). É revisora de periódicos científicos e de projetos de fomentos. Também é pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para Educação e Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-MEC/INEP. Atualmente, é professora dos cursos de graduação e pós-graduação em psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordena o Núcleo de Estudos sobre Famílias e Instituições Educativas e Sociais (NEFIES), orientando alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica em temáticas na área da psicologia clínica e do desenvolvimento humano, em especial o desenvolvimento social na infância e adolescência, com foco em processos familiares e de prevenção e promoção da saúde. 

Ana Carolina de Souza Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmica do curso de Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bolsista no projeto de pesquisa Coorte de Nascimentos de Rio Grande, conduzido no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da FURG. Integrante do projeto Conversando sobre Infância e Família vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre o Bebê e a Infância (NUPEBI), onde estuda desenvolvimento humano com foco na gestação, primeira infância e parentalidade. Colaboradora no Centro de Estudos Psicológicos CEP - Rua, onde desenvolve atividades de pesquisa e extensão voltadas à crianças e adolescentes em situação de risco. No CEP-Rua participou do projeto de extensão Plantão Psicológico na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, prestando atendimento à mulheres em situação de violência. Foi bolsista no projeto CEP na CEU que tem como objetivo promover ações de saúde no ambiente universitário. Foi estagiária no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do município de Rio Grande/RS. Atuou como bolsista no Programa de Educação Tutorial - PET Psicologia da FURG, participando de projetos de ensino, pesquisa e extensão sobre competências socioemocionais em crianças com idade escolar, saúde mental dos estudantes universitários, orientação profissional com adolescentes, entre outros.

Beatriz Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professora no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pós-Doutorado no Núcleo de Infância e Família (NUDIF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS (Conceito CAPES 7), sob orientação do Prof. Cesar Augusto Piccinini, PhD (2014-2018). Doutorado sanduíche no Human Development & Family Science Program da Ohio State University, Estados Unidos, sob orientação da Prof.ª Sarah Schoppe-Sullivan, PhD (2017-2018). Por sua Tese de Doutorado, recebeu dois prêmios: Prêmio CAPES de Tese - Edição 2019, na área de Psicologia, e Grande Prêmio CAPES de Tese Josué de Castro - Edição 2019, na área de Humanidades, sendo este último concedido em parceria entre a CAPES e o Instituto Ayrton Senna. Psicóloga, Especialista em Saúde da Família e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi bolsista CAPES de mestrado (REUNI) e doutorado no país (PROEX), bem como de doutorado sanduíche no exterior (PDSE). No pós-doutorado, foi bolsista DOCFIX/FAPERGS/CAPES (2018-2018) e PDJ/CNPq (2018-2019). É pesquisadora colaboradora externa no Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina (LABSFAC/UFSC). Integrante do GT Parentalidade e Desenvolvimento Infantil em Diferentes Contextos, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e do Latino Caucus, da Society for Research in Child Development (SRCD). Autora de artigos publicados em periódicos, capítulos de livros, trabalhos em congressos nacionais e internacionais, bem como de textos em jornais de notícias/revistas visando à popularização da ciência. Integrante de corpo editorial e revisora de periódicos de Psicologia. Interessa-se principalmente por temas atinentes a relações familiares e desenvolvimento infantil, processos saúde-doença e intervenções psicológicas em contextos clínicos e de saúde, desenvolvendo estudos quantitativos e qualitativos sobre esses temas. 

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Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Marin, A. H., Fonseca, A. C. de S., & Schmidt, B. (2024). Repercussões da pandemia de COVID-19 em famílias com crianças em diferentes contextos de desenvolvimento: implicações para a prática em saúde mental no contexto brasileiro. Estudos De Psicologia (Natal), 25(3), 314–323. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200032

Número

Sección

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”