Clínicas do Trabalho em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200020

Palabras clave:

psicologia do trabalho, pandemia, Covid-19

Resumen

O artigo aborda os efeitos da pandemia no mundo do trabalho na perspectiva do campo Clínico do Trabalho. Mapeiam-se algumas das novas questões que se apresentam em termos de mudança nos modos de organização do trabalho, experiência do labor e implicações ético-político-estéticas nesse processo. Por estas últimas, entendem-se os modos como o agir no mundo entre trabalhadoras e trabalhadores vai se desenhar, os processos de coletivização e/ou individualização que serão produzidos, bem como o estatuto dos modos de vida que serão criados. Analisa-se, ainda, o que pode a Clínica do Trabalho na pandemia, bem como quais são as modulações necessárias no campo clínico do trabalho tendo em vista as novas urgências de nosso tempo, dentre as quais exaltamos a importância de acompanhar a normatividade experimentada no e pelo trabalho como atividade, nesse momento de intensas transformações dos processos de trabalho em razão da crise sanitária da Covid-19.

Biografía del autor/a

Fernanda Spanier Amador, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicóloga, Especialista em Saúde Mental Coletiva, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS) e Dra. em Informática da Educação (UFRGS) desenvolvendo pesquisa em Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição, Pós-Doutora em Educação/UFRGS. Docente do Departamento de Psicologia Social e Instituciona do Instituto de Psicologial/UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional/UFRGS.

Maria Elizabeth Barros de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Psicologia Escolar pela Universidade Gama Filho (1980), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós doutorado em saúde pública pela ENSP/Fiocruz (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, Educação e Saúde Coletiva com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, análise institucional, saúde coletiva, saúde do trabalhador, subjetividade e micropolítica.

Descargas

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Amador, F. S., & de Barros, M. E. B. (2024). Clínicas do Trabalho em tempos de pandemia. Estudos De Psicologia (Natal), 25(2), 199–209. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200020

Número

Sección

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”