Aspectos psicológicos da pandemia e os desafios de um projeto de atendimento emergencial online

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200036

Palabras clave:

COVID-19, atendimento psicológico, remoto, tecnologia da informação, sofrimento psíquico

Resumen

A emergência de saúde pública internacional decorrente da pandemia por COVID-19 gerou inúmeras repercussões que provocaram e ampliaram o sofrimento psíquico, aumentando significativamente a demanda por atenção psicológica. Diante disso, esta pesquisa objetivou analisar os aspectos psicológicos relacionados à pandemia através das demandas atendidas no projeto “Atendimento Psicológico Emergencial online”, implementado por uma universidade federal. A pesquisa foi realizada com 230 usuários, cuja análise de dados ocorreu por estatísticas descritivas e Análise de Conteúdo Temática. Os resultados apontaram o perfil sociodemográfico dos usuários atendidos, denotando aspectos da vulnerabilidade psicossocial preexistente à pandemia, e figuram como principais queixas/sintomas: (1) ansiedade e estresse, (2) queixas emocionais, (3) problemas associados à rotina, e (4) impactos econômicos. A atenção psicológica ofertada na modalidade online, diante do cenário de crise, assume importante protagonismo no enfrentamento às demandas psicológicas, configurando uma via de possível rompimento com as limitações de acesso ao atendimento clínico durante a pandemia. 

Biografía del autor/a

Monalisa Pontes Xavier, Universidade Federal do Delta da Parnaíba (UFDPar)

Professora adjunta do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Delta da Parnaíba (UFDPar) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Identidades e Subjetividades (NEPCIS).

Algeless Milka Pereira Meireles da Silva, Universidade Federal do Delta da Parnaíba (UFDPar).

Psicóloga, licenciada em Psicologia, com Especialização em Psicologia Educacional e Mestrado em Psicologia Social pela UFPB; possui Mestrado e Doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de Barcelona. Atualmente é professora adjunta do Curso de Psicologia da UFDPar, coordenadora do Laboratório de Psicologia e Inovação Educativa (LAPSIN) e do Núcleo de Estudos em Psicologia e Inovação Educativa (NEPSIN).

Carla Fernanda de Lima, Universidade Federal do Delta da Parnaíba (UFDPar).

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Raça,  Classe e Trabalho (NEGRACT).

Mharianni Ciarlini de Sousa Bezerra, Universidade Federal do Delta da Parnaíba (UFDPar).

Psicóloga. Professora do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Piaui (UFDPAR).

Mirela Dantas Ricarte, Universidade Federal do Delta da Parnaíba (UFDPar).

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade
Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Piauí e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica (NEAP/UFPE).

Descargas

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Xavier, M. P., Silva, A. M. P. M. da, de Lima, C. F., Bezerra, M. C. de S., & Ricarte, M. D. (2024). Aspectos psicológicos da pandemia e os desafios de um projeto de atendimento emergencial online. Estudos De Psicologia (Natal), 25(3), 358–366. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200036

Número

Sección

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”