Aspectos psicológicos da pandemia e os desafios de um projeto de atendimento emergencial online
DOI:
https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200036Palabras clave:
COVID-19, atendimento psicológico, remoto, tecnologia da informação, sofrimento psíquicoResumen
A emergência de saúde pública internacional decorrente da pandemia por COVID-19 gerou inúmeras repercussões que provocaram e ampliaram o sofrimento psíquico, aumentando significativamente a demanda por atenção psicológica. Diante disso, esta pesquisa objetivou analisar os aspectos psicológicos relacionados à pandemia através das demandas atendidas no projeto “Atendimento Psicológico Emergencial online”, implementado por uma universidade federal. A pesquisa foi realizada com 230 usuários, cuja análise de dados ocorreu por estatísticas descritivas e Análise de Conteúdo Temática. Os resultados apontaram o perfil sociodemográfico dos usuários atendidos, denotando aspectos da vulnerabilidade psicossocial preexistente à pandemia, e figuram como principais queixas/sintomas: (1) ansiedade e estresse, (2) queixas emocionais, (3) problemas associados à rotina, e (4) impactos econômicos. A atenção psicológica ofertada na modalidade online, diante do cenário de crise, assume importante protagonismo no enfrentamento às demandas psicológicas, configurando uma via de possível rompimento com as limitações de acesso ao atendimento clínico durante a pandemia.
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