Nem sempre a casa é um lugar seguro: um olhar bioecológico para a violência em tempos de pandemia

Autores/as

  • Simone dos Santos Paludo Professora Associada III da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Danielly Bart do Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo
  • Silvia Renata Magalhães Lordello Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal
  • Edinete Maria Rosa Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES.

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200022

Palabras clave:

violência doméstica, modelo ecológico, pandemia

Resumen

Objetivou-se discutir o panorama da Covid-19 e impactos sobre a violência cometida dentro de casa, à luz da Teoria Bioecológica (TBE), e propor ações estratégicas para garantia de direitos e proteção. Constata-se que, em virtude da necessidade de permanência no lar, situações de risco podem ser maximizadas nos lares, agravadas pela ausência ou minimização da atuação de ambientes protetivos como escolas, instituições de assistência social e centros de saúde. Observa-se o aumento do estresse nas famílias decorrentes do medo do contágio e da morte, acrescidos pela sobrecarga de afazeres domésticos, preocupação com a subsistência, e outros fatores que diferem a depender das condições socioeconômicas. As características da pessoa, os processos proximais e o tempo são identificados a partir desse referencial. Conclui-se que a mobilização social é necessária para que ações estratégicas de combate e enfrentamento sejam incorporadas por todos e propostas medidas concretas para esse fim.

Biografía del autor/a

Simone dos Santos Paludo, Professora Associada III da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (2000) e mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Positiva, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, populações em situação de risco, desenvolvimento moral e emoções positivas.

Danielly Bart do Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia (Universidade Federal do Espírito Santo)

Silvia Renata Magalhães Lordello, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (1990), graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1995), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é professor adjunto a1 da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, adolescência, saúde mental, saúde e desenvolvimento psicológico.

Edinete Maria Rosa, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-doutorado em Psicologia pela University of North Carolina at Greensboro (2012). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e em Psicologia do Desenvolvimento. É vice-coordenadora do GT da ANPEPP "Juventude e Resiliência". Coordena o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Intervenção com Crianças, Adolescentes e Famílias - NECRIAD. Desenvolve e orienta pesquisas com os seguintes temas: Adoção, violência doméstica, adolescentes em conflito com a lei, crianças institucionalizadas, juventude.

Descargas

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Paludo, S. dos S., Nascimento, D. B. do, Lordello, S. R. M., & Rosa, E. M. (2024). Nem sempre a casa é um lugar seguro: um olhar bioecológico para a violência em tempos de pandemia. Estudos De Psicologia (Natal), 25(2), 222–231. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200022

Número

Sección

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”