Relações pessoa-ambiente na pandemia Covid-19 no contexto brasileiro: contribuições desde uma Psicologia Ambiental crítica latino-americana

Autores/as

  • Raquel Farias Diniz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Nikolas Olekszechen Universidade de São Paulo
  • Tatiana Minchoni Coletivo Sarau do Binho
  • Tadeu Mattos Farias Universidade Federal de Goiás
  • Ana Paula Soares da Silva Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto
  • Laís Pinto de Carvalho Universidade de Valparaíso
  • Gustavo Martineli Massola Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200034

Palabras clave:

ambientes urbanos, psicologia ambiental, exclusão social, problemas sociais, isolamento social

Resumen

A pandemia Covid-19 tem colocado diversos setores da sociedade diante da urgência de repensar as relações das pessoas com seus entornos. Neste ensaio propomos um quadro possível para a leitura das relações pessoa-ambiente no contexto da pandemia. Nosso argumento se centra na análise da espacialização das desigualdades sociais, raciais e de gênero, como fatores determinantes da disseminação da covid-19 e das diferenças em seus impactos, em paralelo a outras leituras que a psicologia ambiental vem apresentando para esse contexto. Assumimos que abordagens mais tradicionais apresentam limitações para a compreensão das especificidades latino-americanas, demandando revisões e reorientações de caráter teórico-epistemológico, e de cunho ético-político. Ao final, esboçamos algumas proposições, a partir de uma perspectiva crítica, para a construção de conhecimentos mais condizentes com a materialidade da vida de maior parte da população.

Biografía del autor/a

Raquel Farias Diniz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora adjunta do Departamento de Psicologia e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nikolas Olekszechen, Universidade de São Paulo

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutorando em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Tatiana Minchoni, Coletivo Sarau do Binho

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pós-doutoranda em Psicologia na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Tadeu Mattos Farias, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pós-Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pós-Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ana Paula Soares da Silva, Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto

Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), Pós-Doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), Livre-Docente da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), é Professora Associada I da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

Laís Pinto de Carvalho, Universidade de Valparaíso

Doutora em Psicologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile (UC), Pós-Doutora em Psicologia pela Universidad de Valparaíso (UV), é Professora e pesquisadora pós-doutoral da Escuela de Psicología, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Valparaíso.

Descargas

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Diniz, R. F., Olekszechen, N., Minchoni, T., Farias, T. M., Silva, A. P. S. da, Carvalho, L. P. de, & Martineli Massola, G. (2024). Relações pessoa-ambiente na pandemia Covid-19 no contexto brasileiro: contribuições desde uma Psicologia Ambiental crítica latino-americana. Estudos De Psicologia (Natal), 25(3), 335–346. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200034

Número

Sección

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”