Jovens em acolhimento institucional: desafios entre a distorção série-idade e a formação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200031

Palavras-chave:

juventude, acolhimento institucional, escolaridade, formação profissional

Resumo

Objetiva-se analisar a relação entre escolaridade e inserção na Política de Formação Profissional (PFP) de jovens acolhidos institucionalmente. Pressupõem-se que a defasagem escolar constitui um dos principais motivos para não inclusão destes jovens na PFP, o que pode representar prejuízos para o desenvolvimento. Fundamenta-se nas categorias de atividades guias e de desenvolvimento da Psicologia Histórico-Cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória de campo, a partir da pesquisa documental e do Diário de Campo, com análise de conteúdo e descritiva. Dos 26 jovens caracterizados, 23 apresentavam distorção série-idade, o que representa um desafio à inserção na PFP e converge para a inserção em propostas formativas desvinculadas da aprendizagem profissional. Sugere-se a reconfiguração das políticas sociais para que atuem como ferramenta na resolução dos desafios que dificultam o desenvolvimento integral dos jovens.

Biografia do Autor

Noêmia Soares Barbosa Leal, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestra em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2016). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2011).

Maria de Fatima Pereira Alberto, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pós Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Psicóloga pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (Doutorado e Mestrado). Pesquisadora 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência - NUPEDIA.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Leal, N. S. B., & Alberto, M. de F. P. (2024). Jovens em acolhimento institucional: desafios entre a distorção série-idade e a formação profissional. Estudos De Psicologia (Natal), 25(3), 303–313. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200031

Edição

Seção

Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos