Distanciamento social na pandemia de COVID-19: Apontamentos para possíveis impactos nas habilidades sociais de indivíduos e populações.

Autores

  • Lucas Cordeiro Freitas Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Almir Del Prette Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200026

Palavras-chave:

treinamento de habilidades sociais, competência social, COVID-19, isolamento social, saúde mental

Resumo

Este artigo tem por objetivo estabelecer uma base inicial de discussão a respeito dos possíveis impactos das políticas de distanciamento social decorrentes da pandemia de COVID-19 sobre as habilidades sociais e a competência social de indivíduos e grupos e seus desdobramentos prováveis, considerando o conhecimento disponível no campo teórico-prático das Habilidades Sociais (HS). Foram abordadas as relações entre o distanciamento social, as habilidades sociais e a competência social, bem como discutidas as implicações desse novo contexto sobre os valores de convivência partilhados entre indivíduos, grupos e nações. Em virtude da escassez de estudos empíricos sobre a temática, até a presente data, essa discussão teórica pretendeu levantar questões conceituais e de pesquisa que podem ser endereçadas a estudos futuros na área.

Biografia do Autor

Lucas Cordeiro Freitas, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Pós-doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-doutora em Psicologia das Habilidades Sociais pela Universidade da Califórnia (UC), é Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Almir Del Prette, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), é Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Freitas, L. C., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2024). Distanciamento social na pandemia de COVID-19: Apontamentos para possíveis impactos nas habilidades sociais de indivíduos e populações. Estudos De Psicologia (Natal), 25(3), 253–262. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200026

Edição

Seção

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”