Representações sociais de internautas sobre a COVID-19 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200015Palavras-chave:
Representação Social, Vírus, BrasilResumo
Este estudo objetivou analisar as representações sociais de internautas, a partir dos seus comentários a reportagens sobre a COVID-19 no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de caráter analítico-exploratório, com abordagem quanti-qualitativa dos dados. Os dados foram processados pelo software IRAMUTEQ, para posterior análise de conteúdo. Dos discursos selecionados, emergiram três classes: Descrença no Sistema de Saúde, Desconfiança das Estatísticas e Desprestígio do Presidente. Os resultados ressaltam diferentes sentidos de ancoração dessas representações sociais e sugerem a vitalidade de um paradigma teórico classificatório que confere valor a objetos, pessoas ou fenômenos, hierarquizando-os em ordem de importância. Neste estudo, as representações sociais foram assentadas em valores negativos, convergindo seus sentidos para uma imagem única de descrédito nas instituições, nos governantes e na mídia. Esse cenário se mostra, especialmente, preocupante em razão da gravidade da crise decorrente da pandemia no Brasil e diz muito sobre o passado e o futuro do país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos de Psicologia (Natal)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.