Efeitos psicológicos do distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19 (coronavirus) ao longo do ciclo vital

Autores

  • Letícia Lovato Dellazzana-Zanon PUC-Campinas http://orcid.org/0000-0003-0649-1675
  • Juliano Porto de Cerqueira Leite PUC-Campinas
  • Miguel Jose Camargo de Jezus PUC-Campinas
  • Carlos Henrique Ferreira da Silva PUC-Campinas
  • Cristian Zanon UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200019

Palavras-chave:

quarentena, pandemias, psicologia, coronavírus, ciclo vital

Resumo

A pandemia causada pela COVID-19 fez com que fossem adotadas medidas de distanciamento social para impedir a propagação do vírus ao redor do mundo. Este estudo teve como objetivo sistematizar informações sobre as consequências do distanciamento social ao longo das diferentes fases do ciclo vital para pessoas que não foram contaminadas pelo vírus, mas que vivenciam as consequências indiretas da pandemia. Por meio de uma revisão narrativa, foram sistematizados resultados de pesquisas recentes realizadas em diferentes países, assim organizados: implicações do distanciamento social para crianças e adolescentes, implicações do distanciamento social para adultos, implicações do distanciamento social para idosos, e implicações do distanciamento social para a ocorrência da violência doméstica, a qual se revelou um tema transversal a todas as fases do ciclo vital. Apresentam-se ainda recomendações para o manejo dos efeitos do distanciamento social em diferentes etapas do desenvolvimento humano.

Biografia do Autor

Letícia Lovato Dellazzana-Zanon, PUC-Campinas

É Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Curso de Graduação em Psicologia da PUC-Campinas desde 2015. É pesquisadora do grupo de pesquisa Psicologia da Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas. É membro do grupo de trabalho Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Juliano Porto de Cerqueira Leite, PUC-Campinas

Bolista CNPq de Iniciação Científica, graduando do Curso de Psicologia da PUC-Campinas.

Miguel Jose Camargo de Jezus, PUC-Campinas

Bolista Fapic de Iniciação Científica, graduando do Curso de Psicologia da PUC-Campinas.

Carlos Henrique Ferreira da Silva, PUC-Campinas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Curso de Graduação em Psicologia da PUC-Campinas.

Cristian Zanon, UFRGS

Doutor (2011) e Pós-Doutor (2011) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estágio de doutoramento sanduíche na University of Massachusetts Amherst (2010-2011) na área de psicometria sob orientação do Dr. Ronald Hambleton. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicometria, Psicologia Positiva e Personalidade (Big Five). Editor Associado da revista Psicologia Reflexão e Crítica. Coordenador do Grupo de Trabalho da ANPEPP Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade (2019 - até o presente). Além disso, tem interesse em estatística, mais especificamente em Teoria de Resposta ao Item e Structural Equation Modeling. Atualmente, é professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Dellazzana-Zanon, L. L., Leite, J. P. de C., de Jezus, M. J. C., da Silva, C. H. F., & Zanon, C. (2024). Efeitos psicológicos do distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19 (coronavirus) ao longo do ciclo vital. Estudos De Psicologia (Natal), 25(2), 188–198. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200019

Edição

Seção

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”