#ficaemcasa?: aumento da regulação emocional de crianças na pandemia da covid-19

Autores

  • Andrea Figueiredo Bahia Universidade Federal da Bahia
  • Cíntia Ribeiro Martins Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Ana Carolina Lima Neiva Bitencourt Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Ângelo Rodrigo Valentin de Souza Universidade Estadual da Bahia (UNEB)
  • Camila Silva Santana Universidade Salvador (UNIFACS)
  • Emanuela Ramos de Oliveira
  • Letícia Mascarenhas Ramos Universidade Salvador (UNIFACS)
  • José Neander Silva Abreu Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200023

Palavras-chave:

regulação emocional, psicologia do desenvolvimento, infância, covid-19, pandemia

Resumo

A Regulação Emocional é um importante recurso no desenvolvimento infantil, especialmente em contextos de adversidades. A chegada da pandemia da Covid-19 trouxe necessidade de medidas como quarentena e distanciamento social, gerando possíveis desafios a saúde mental de crianças. O objetivo deste estudo foi comparar a percepção de pais sobre a regulação emocional dos filhos antes e durante a quarentena. Os resultados mostraram correlações positivas entre variáveis cognitivas e comportamentais sobre o Covid-19, como percepção de risco, exposição ao vírus, cuidados preventivos, distanciamento social e conhecimento sobre o Covid-19 com a regulação emocional. Inesperadamente, na percepção dos pais, foi identificado um aumento da regulação emocional das crianças durante o período da quarentena. Estes dados podem fornecer informações sobre o desenvolvimento emocional infantil, direcionando as medidas de prevenção a saúde mental para o contexto de suporte parental e psicoeducação.

Biografia do Autor

Andrea Figueiredo Bahia, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga Clínica Infantil CRP 03/8810. Especialista em Neuropsicologia (Conselho Federal de Psicologia; especialista em Reabilitação Neuropsicológica (USP); mestranda em Psicologia do Desenvolvimento - UFBA

Cíntia Ribeiro Martins, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Psicológa Clínica. Professora Auxiiar do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia na área de Psicologia na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Psicologia Social (UFPB). Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimeno no programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (PPG/UFBA). Membro do Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Cognitiva - NEUROCLIC. Especialista em Avaliação Psicológica (UNIP/IBAP), Neuropsicologia (CFP) e Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP (RS).

Ana Carolina Lima Neiva Bitencourt, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Psicóloga Clínica. Doutoranda em psicologia pela Universidade Federal da Bahia no programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (PPG/UFBA). Membro do Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Cognitiva - NEUROCLIC. Doutorado sanduíche na McGill University (CA). Mestre em Família na Sociedade Contemporânea (UCSAL), Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP (RS), Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Beck Institute (EU).

Ângelo Rodrigo Valentin de Souza, Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

Estudante de Graduação em Psicologia. Membro do Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Cognitiva - NEUROCLIC.

Camila Silva Santana, Universidade Salvador (UNIFACS)

Estudante de Graduação em Psicologia. Membro do Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Cognitiva - NEUROCLIC.

Emanuela Ramos de Oliveira

Psicóloga Clínica. Professora de educação socioemocional (LIV). Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental (VEDA). Especialista em Avaliação psicológica. Membro do Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Cognitiva - NEUROCLIC.

Letícia Mascarenhas Ramos, Universidade Salvador (UNIFACS)

Psicóloga. Pós graduanda em Neuropsicologia (UniFTC). Membro do Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Cognitiva - NEUROCLIC.

José Neander Silva Abreu, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Psicólogo. Doutor em Neurociencias e Comportamento (USP). Professor associado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Cognitiva - NEUROCLIC.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Bahia, A. F., Martins, C. R., Neiva Bitencourt, A. C. L., de Souza, Ângelo R. V., Santana, C. S., de Oliveira, E. R., … Abreu, J. N. S. (2024). #ficaemcasa?: aumento da regulação emocional de crianças na pandemia da covid-19. Estudos De Psicologia (Natal), 25(2), 232–242. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200023

Edição

Seção

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”