Contribuições de Jean Oury para verificar uma possível emergência do sujeito na escola

Autores

  • Renata Mendes Guimarães Geoffroy Prefeitura do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sonia Alberti Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

instituição educacional, Coletivo, psicanálise, clínica psicanalítica.

Resumo

 

Discutimos a inserção da psicanálise em instituições educacionais, em articulação com o conceito de Coletivo de Jean Oury como operador da distinguibilidade necessária para a garantia do singular. Levantamos a hipótese de que a subversão assim promovida abre um novo modo de fazer clínica e dá possibilidade à emergência do sujeito, mesmo em instituições de sistema de corte fechado, situação de tantas escolas. Associamo-lo com o efeito que pode ter o mais-um quando funciona num cartel, operando do lugar daquele que pode provocar uma elaboração sem deixar de ser também sujeito no contexto, como é o analista na instituição educacional.

Biografia do Autor

Renata Mendes Guimarães Geoffroy, Prefeitura do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicóloga do Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas (PROINAPE) da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro. 

Sonia Alberti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Procientista da UERJ, Pesquisadora do CNPq. Psicanalista Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. 

Publicado

2015-11-21