A primazia das relações objetais no desenvolvimento subjetivo presente nos estudos da Escola Húngara de Psicanálise: uma perspectiva histórica

Autores

  • Marcos Mariani Casadore Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Francisco Hashimoto Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Palavras-chave:

psicanálise, história da psicanálise, relações objetais, Escola Húngara

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir alguns dos primeiros estudos que se voltaram à compreensão das relações objetais primarias. Para tanto, a atenção se volta à chamada Escola Húngara de Psicanálise, grupo composto por psicanalistas das primeiras gerações do movimento psicanalítico, liderado por Sándor Ferenczi e responsável por estudos vanguardistas e bastante originais no que se refere à teoria psicanalítica do desenvolvimento subjetivo, às práticas clínicas e à técnica psicanalítica. Numa perspectiva histórica, estes estudos foram pioneiros em considerar as relações primordiais entre mãe-bebê – fundamentaram e influenciaram grandes nomes e escolas da psicanálise ulterior.

Biografia do Autor

Marcos Mariani Casadore, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Psicologia (Universidade Estadual Paulista – UNESP/Assis). Pós-doutorando (Universidade Federal de Uberlândia – UFU).

Francisco Hashimoto, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Livre-docente. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia na Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis).

Publicado

2015-11-21