ADOLESCÊNCIA, VIOLÊNCIA E OBJETOS CULTURAIS: UMA INTERVENÇÃO ENTRE O EDUCATIVO E O TERAPÊUTICO NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Katia Cristina Tarouquella Rodrigues Brasil Universidade Católica de Brasilia
  • Sandra Francesca Conte de Almeida Universidade Católica de Brasilia
  • Deise Matos do Amparo Universidade de Brasilia
  • Adriana Matos Rodrigues Pereira Universidade Católica de Brasilia

Palavras-chave:

se Palavras chaves, adolescentes, violência, cultura, pesquisa-intervenção, psicanálise

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da experiência de produção  em grupo, no ambiente escolar, de um curta-metragem que pretendeu oferecer dispositivos de apoio narcísico e de expressão para os adolescentes. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que utilizou o diário de campo para registro de oito oficinas de audiovisual, com  quinze adolescentes do ensino médio, de escola pública, situada em região de vulnerabilidade social e de violência.  Concluiu-se que os objetos da cultura transformaram-se em recurso para simbolizar a violência e a angustia. Tais objetos possuem uma função educativa e terapêutica na medida em que são destinados a constituição psíquica do sujeito e seus impasses.

Biografia do Autor

Katia Cristina Tarouquella Rodrigues Brasil, Universidade Católica de Brasilia

Professora da Pós-Graduação em Educação e da Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília. Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília com Doutorado Sanduiche no CNAM-Paris-França. Coordenadora do Curso de Especialização de Psicologia Clínica de Orientação Psicanalítica- Adulto e Adolescente; Coordenadora do Laboratório Saúde Mental, Terapêuticas e Cultura na Universidade Católica de Brasília.

Sandra Francesca Conte de Almeida, Universidade Católica de Brasilia

Professora da Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Professora aposentada do Instituto de Psicologia da UnB. Doutora em Ciências da Educação (Psicologia) e Diplomada em Psicologia Escolar pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. 

Deise Matos do Amparo, Universidade de Brasilia

Professora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília com Doutorado Sanduiche pela Université Jules Verne – França, Pós Doutorado pela Université Paris V, Bolsista Produtividade 2 do CNPQ.

Adriana Matos Rodrigues Pereira, Universidade Católica de Brasilia

Pedagoga, especialista em psicopedagogia. Mestre e Educação na Linha de pesquisa: Educação, Juventude e Sociedade.

Publicado

2015-11-21