A noção de estrutura em psicanálise

Autores

  • Maria Helena Coelho Martinho Universidade Veiga de Almeida
  • Sonia Altoé UERJ

Palavras-chave:

Estrutura, estruturalismo, sujeito

Resumo

Desde Freud damos importância ao diagnóstico diferencial porque sabemos que ele serve de orientação para a condução da análise. Com Lacan essa importância, explicitada por Freud, é ratificada. A partir de Lacan fala-se muito em “diagnóstico diferencial estrutural”. Esse texto vem interrogar: o que o termo “estrutural” estaria acrescentando aos ensinamentos de Freud sobre o diagnóstico e até que ponto a noção de estrutura em Lacan estaria correlacionada ao movimento estruturalista?           

Biografia do Autor

Maria Helena Coelho Martinho, Universidade Veiga de Almeida

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise do IP/UERJ. Coordenadora e Supervisora Clínica do SPA/UVA. Professora dos Cursos de Graduação em Psicologia e de Especialização em Psicanálise da UVA. Professora e Supervisora Clínica do Curso de Especialização em Psicologia Clínica da PUC-Rio. Psicanalista membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - Brasil. Psicanalista membro do colegiado de Formações Clínicas do Campo Lacaniano - Rio e Janeiro.

Sonia Altoé, UERJ

Professora adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional, do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica e do Programa de Pós Graduação em Psicanálise, procientista, UERJ.

Publicado

2013-05-25

Edição

Seção

DOSSIÊ