FAMÍLIA, VIOLÊNCIA E O TRABALHO NA REDE: Possibilidades e Desafios.

Autores

  • Nathalia Teixeira Caldas Campana IP-USP
  • Maria Carolina Rissoni Andery PUC-SP
  • Isabel da Silva Kahn Marin PUC-SP

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão a respeito da necessidade de construir e trabalhar na rede em casos que apresentam dinâmicas violentas. Dado que a rede só pode ser construída no caso a caso, serão apresentados dois atendimentos clínicos: o de uma família e o de uma criança com suas respectivas discussões e encaminhamentos. Destacamos que o trabalho em rede foi fundamental para a evolução dos casos, porém apesar da relevância do tema, desafios se impõem.

 

Biografia do Autor

Nathalia Teixeira Caldas Campana, IP-USP

Psicóloga graduada pela PUC-SP, com experiência em Acompanhamento Terapêutico e Observação de Bebês. Aprimoramento na clínica de Casal e Família pela PUC-SP. Especialização em Psicologia da Infância pelo Departamento de Pediatria da UNIFESP. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano da USP.

Maria Carolina Rissoni Andery, PUC-SP

Psicóloga e Assistente Social, graduada pela PUC-SP. Com Especialização e Aperfeiçoamento em Violência Doméstica pelo Instituto Sedes Sapientiae, Aprimoramento Clínico Institucional em atendimento de Casal e Família e Mestrandado Programa de Psicologia Social, PUC-SP.

Isabel da Silva Kahn Marin, PUC-SP

Psicóloga, Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica – PUC/SP; Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Professora, pesquisadora e supervisora clínica/institucional do Curso  de Psicologia da  FACHS da PUC/SP nas áreas da infância , juventude e família. Responsável pelo Aprimoramento Clínico Institucional de Casal e Família, oferecido pela Clínica Psicológica “Ana Maria Popovic” da PUC-SP.  Supervisora clínica e institucional de profissionais envolvidos em programas de atenção a saúde, educação, assistência e justiça.

Publicado

2013-05-25

Edição

Seção

EXPERIÊNCIA INSTITUCIONAL