O laço social na adolescência: a violência como ficção de uma vida desqualificada

Autores

  • Viviani S.C. Catroli PUC-SP/PARIS VIII
  • Miriam Debieux Rosa PUC-SP e USP

Palavras-chave:

adolescência, laço social, psicanálise, educação, violência urbana

Resumo

Este trabalho discute as estratégias dos adolescentes dos grandes centros urbanos, periferias e favelas na sua inscrição no laço social. A partir de um trabalho clinico, de orientação psicanalítica, com adolescentes em ambiente escolar, formulamos a hipótese: diante da violenta desqualificação de suas vidas e da falta de perspectivas de inscrição em um laço indicador de participação fálica no social, alguns jovens fazem da violência sua própria ficção, de modo a inverter lugares - de passivos à violência passam a ativos, em uma produção fantasmática, onde a violência torna-se a modalidade normatizada de laço social. Ressalta-se que dizemos de produção fantasmática, não de ação violenta.  

Biografia do Autor

Viviani S.C. Catroli, PUC-SP/PARIS VIII

Doutorado em Psicologia Social (PUC-SP, 2011). Doutorado em Sciences de l'Education (Université Paris VIII, 2011). Mestre em Estudos da Subjetividade - Clínica e Política (UFF, 2003). Pesquisadora "Sujeito, Sociedade e Politica em Psicanalise", USP. Pesquisadora "Sujeito, Sociedade e Politica", PUC-SP. É chargé de recherche à l’INED, França. Trabalha com as seguintes temáticas: violência urbana, adolescência, educaçao e clínica contemporânea diante dos novos quadros subjetivos.

Miriam Debieux Rosa, PUC-SP e USP

possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Atualmente é professora-doutora da Universidade de São Paulo na Graduação e na Pós-Graduação em Psicologia Clínica. Coordena o Laboratório "Psicanálise e Sociedade" e o Projeto Migração e Cultura. É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na Graduação e na Pós-graduação de Psicologia Social onde coordena o Núceo de Estudos e Pesquisa "Psicanálise e Política". É psicanalista, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, sociedade, política, ética, criança, adolescência, laço social, família, migração, imigração, exclusão.

Publicado

2014-01-09