Ideais e alteridade em uma pesquisa sobre a relaçao dos jovens com o saber

Autores

  • Paulo Padilla Petry Universitat de Barcelona
  • Fernando Hernández Hernández Universitat de Barcelona

Palavras-chave:

abandono escolar, relação com o saber, alteridade, jovens, ensino secundário

Resumo

Em uma investigação sobre o abandono escolar no ensino secundário espanhol a partir da relação dos jovens com o saber, entrevistamos de forma semiaberta tanto jovens considerados de êxito quanto de fracasso pela escola. Nos relatos construídos conjuntamente com eles são explicitadas as relações estabelecidas entre jovens e pesquisadores como também a dos pesquisadores entre si. Este artigo discute o lugar do Outro ocupado pelo grupo de pesquisadores e pelos jovens para cada pesquisador. Também debatemos o papel dos ideais dos pesquisadores nessas relações.

Biografia do Autor

  • Paulo Padilla Petry, Universitat de Barcelona

    Professor Associado do Departamento de Métodos de Investigaçao e Diagnóstico em Educaçao

    Faculdade de Pedagogia

    Universidade de Barcelona

  • Fernando Hernández Hernández, Universitat de Barcelona

    Professor Catedrático

    Seçao de Pedagogias Culturais

    Departamento de Desenho

    Faculdade de Belas Artes

    Universidade de Barcelona

Publicado

2013-05-25