Ética da Psicanálise, Educação e Civilização

Autores

  • Gabriela Gomes Costardi Universidade de São Paulo
  • Paulo Cesar Endo Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Psicanálise, Educação, Ética, Sublimação, Pulsão de morte.

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir o encontro entre psicanálise e educação a partir da dimensão ética. Abordamos algumas proposições de Freud sobre a educação e a aproximação dessas com suas concepções sobre a sociedade, demarcando o paradoxo que constitui essas diferentes posições. Para refletir sobre esse paradoxo utilizamos o conceito de pulsão de morte e observamos que a moralidade tornou-se um ponto central na análise metapsicológica do sujeito educado e socializado. Por fim, confrontamos a posição ética na psicanálise e na educação e propomos que elas se distanciam em relação a suportar o furo no saber.

Biografia do Autor

Gabriela Gomes Costardi, Universidade de São Paulo

Psicóloga, diplomada pela Unip; Mestre em Educação pela Unicamp; doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, no Instituto de Psicologia da Usp.

Paulo Cesar Endo, Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Publicado

2014-01-09