Latência, adolescência e saber

Autores

  • Daniela Teixeira Dutra Viola Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ângela Maria Resende Vorcaro Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

psicanálise, puberdade, adolescência, latência, saber

Resumo

A partir da hipótese de que a relação com o saber durante o período de latência e na passagem à puberdade tem um papel fundamental nas vicissitudes constitutivas do sujeito e no transcurso da adolescência, este trabalho se propõe a traçar um breve percurso na teoria psicanalítica no lastro das articulações entre latência, adolescência e saber, a fim de delinear uma linha investigativa, nas obras de Freud e de Lacan, sobre a problemática da puberdade. Com isso, almeja-se compreender melhor os impasses e embaraços que se apresentam na adolescência na contemporaneidade.

Biografia do Autor

  • Daniela Teixeira Dutra Viola, Universidade Federal de Minas Gerais
    Psicanalista, possui mestrado e graduação em psicologia pela UFMG. É doutoranda em psicologia, na área de concentração estudos psicanalíticos, também na UFMG.
  • Ângela Maria Resende Vorcaro, Universidade Federal de Minas Gerais
    Psicanalista da Association Lacanienne Internationale, professora de psicopatologia da infância e adolescência do Departamento de Psicologia da UFMG. Bolsista de produtividade do CNPq.

Publicado

2014-01-09