Latência, adolescência e saber

Autores

  • Daniela Teixeira Dutra Viola Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ângela Maria Resende Vorcaro Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

psicanálise, puberdade, adolescência, latência, saber

Resumo

A partir da hipótese de que a relação com o saber durante o período de latência e na passagem à puberdade tem um papel fundamental nas vicissitudes constitutivas do sujeito e no transcurso da adolescência, este trabalho se propõe a traçar um breve percurso na teoria psicanalítica no lastro das articulações entre latência, adolescência e saber, a fim de delinear uma linha investigativa, nas obras de Freud e de Lacan, sobre a problemática da puberdade. Com isso, almeja-se compreender melhor os impasses e embaraços que se apresentam na adolescência na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Daniela Teixeira Dutra Viola, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicanalista, possui mestrado e graduação em psicologia pela UFMG. É doutoranda em psicologia, na área de concentração estudos psicanalíticos, também na UFMG.

Ângela Maria Resende Vorcaro, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicanalista da Association Lacanienne Internationale, professora de psicopatologia da infância e adolescência do Departamento de Psicologia da UFMG. Bolsista de produtividade do CNPq.

Publicado

2014-01-09