O PODER NORMATIVO NAS ESCOLAS E SEUS EFEITOS SOBRE OS SUJEITOS

Autores

  • Nádia Laguárdia de Lima UFMG
  • Alice Oliveira Rezende UFMG

Palavras-chave:

Escola, poder, sujeitos, sintomas contemporâneos.

Resumo

Entrevistas realizadas com professores de escolas públicas apontaram um discurso comum de que haveria um declínio do poder e da autoridade nas escolas e nas famílias, responsável por produzir diversos sintomas escolares. Referenciados pelas discussões de Foucault sobre as relações de poder nas instituições escolares e por autores da psicanálise, defendemos a hipótese de que não há um declínio, mas uma nova forma de poder nas escolas, o normativo. Determinado pelo discurso médico-científico, esse poder toma os sujeitos como objetos de medidas reguladoras e corretivas, baseadas na quantificação e na classificação generalizadas de comportamentos e desvios, que produzem segregação.

Biografia do Autor

Nádia Laguárdia de Lima, UFMG

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), especialização em "Docência do Ensino Superior" (CNP), especialização em "Clínica e Saúde Mental" (CNP), graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. É co-autora de vários livros e co-organizadora do livro: "Clínica de crianças com transtornos no desenvolvimento: uma contribuição no campo da psicanálise e da saúde mental". Tem experiência em Psicologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: psicologia e educação, psicanálise, clínica psicanalítica com crianças e adolescentes, saúde mental, contemporaneidade e ciberespaço.

Alice Oliveira Rezende, UFMG

Aluna de graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bolsista da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG no Programa de Monitoria em Graduação (PMG/2012) como monitora da disciplina Psicologia Escolar. Aluna de Iniciação Científica no projeto Os adolescentes na internet: os laços sociais via orkut e seus efeitos sobre os adolescentes, da UFMG. 

Publicado

2013-05-25