Tratamento Grupal Psicopedagógico e as Cenas Temidas na Aprendizagem de Crianças e Adolescentes

Autores

  • Regina Orgler Sordi UFRGS
  • Fernanda Marques UFRGS
  • Sandra Laura Sulzbach UFRGS
  • Renata Borba Pires UFRGS
  • Carlos Henrique Kessler UFRGS

Palavras-chave:

aprendizagem, cenas temidas do aprender, psicopedagogia, crianças, adolescentes

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo o estudo das cenas temidas na aprendizagem no atendimento grupal psicopedagógico de crianças e adolescentes. Os participantes da pesquisa eram de faixas etárias entre os 11 e 13 anos. Foram avaliados individualmente antes das atividades para verificar se manifestavam dificuldades no aprender. A partir da identificação das cenas temidas no grupo, foi possível refletir sobre os obstáculos que os participantes encontraram.  Coube à equipe estruturar atividades lúdicas que provocassem a confrontação do participante com ele mesmo e em relação ao outro, fazendo-o refletir sobre suas dificuldades, e provocando-os a assumirem suas capacidades criativas. Aqui relatamos algumas cenas e de que forma foram pensadas pela equipe.  Percebeu-se a importância da intervenção psicopedagógica grupal sobre as manifestações de ocultamento do sujeito criador/autor, que foram as que mais caracterizaram os modos como os participantes se relacionavam com o objeto de conhecimento.

Biografia do Autor

Regina Orgler Sordi, UFRGS

Regina Orgler Sordi- Coordenadora do Projeto. Professora Associada II do Instituto de Psicologia da UFRGS; Dra. em Psicologia FACED/UFRGS; Coordenadora do Serviço de Psicopedagogia da Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS.

Publicado

2014-01-09