Fracasso na implementação de políticas educacionais: sintoma e emergencia do sujeito

Autores

  • Eric Ferdinando Kanai Passone UNIMEP

Palavras-chave:

Fracasso Educacional, Política Educacional, Psicanálise, Teoria do Discurso

Resumo

Este artigo visa interrogar o discurso sobre o “fracasso da política educacional” como um sintoma associado aos discursos do mestre, do capitalismo e da universidade, implicando a presença real do inconsciente nos laços sociais instituídos por meio do campo das políticas educacionais na contemporaneidade. Ao tratar o fracasso educacional como sintoma implicou um deslocamento da pergunta habitual “porque as políticas educacionais fracassam?”, para sustentar a hipótese que o fracasso retrata o acontecimento do sujeito na estrutura discursiva. A análise mostrou a importância de incluir o sujeito do desejo no campo de análise das políticas educacionais.

Biografia do Autor

Eric Ferdinando Kanai Passone, UNIMEP

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba em 2002; Mestre e Doutor em Educação pelo Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisador associado do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP/UNICAMP); docente na Faculdade de Psicologia da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e atua no atendimento psicanalítico de jovens e adultos.

Publicado

2013-05-25