O adolescente e a inconsistência do Outro: Discussão sobre a direção de tratamento a partir de caso clínico

Autores

  • Mirela Stenzel UFPR
  • Vinicius Anciães Darriba UERJ

Palavras-chave:

adolescência, acting out, passagem ao ato, psicanálise lacaniana

Resumo

Discute-se um caso clínico priorizando algo que se manifesta em adolescentes como um mau comportamento e que a psiquiatria denomina transtorno de conduta. Mas que aqui dirá respeito a uma ação impulsiva, irrefreável, disruptiva, que se aproxima do acting out e da passagem ao ato, descritos por Lacan (1962-1963/2005) no Seminário 10: A angústia. Com esta discussão, será possível afirmar que estas ações são respostas frente à inconsistência do Outro e propor uma direção de tratamento para estes casos.

Biografia do Autor

Mirela Stenzel, UFPR

Mestre em Psicologia Clínica, pela UFPR. Coordenadora CAPSi e ambulatório infanto-juvenil CPM/SESA- PR. Membro em Formação da Biblioteca Freudiana de Curitiba

Vinicius Anciães Darriba, UERJ

Possui graduação (1996) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro , mestrado (1999) e doutorado (2003) em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Departamento de Psicologia Clínica - Programa de Pós-Graduação em Psicanálise. Tem experiência na área da clínica psicanalítica. Temas de pesquisa: teoria da clínica psicanalítica; psicanálise, ética e discurso; psicanálise e universidade; psicanálise, ciência e capitalismo.

Publicado

2014-01-09