Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação

Autores

  • Ana Beatriz Coutinho Lerner Instituto de Psicologia - USP
  • Paula Fontana Fonseca IPUSP
  • Yara Sayão IPUSP
  • Adriana Marcondes Machado IPUSP

Palavras-chave:

psicanálise, educação, mal-estar, instituição

Resumo

O Plantão Institucional é uma modalidade de atendimento oferecida pelo Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP para grupos de profissionais que trabalham na interface da Psicologia com os campos da Educação, da Saúde Mental e Assistência Social. Nossa hipótese de trabalho é de que a oferta de um espaço de fala e de interlocução para esses profissionais promove a mobilização do desejo implicado na ação educativa, um reposicionamento do sujeito diante das questões suscitadas pelo trabalho e a ampliação do repertório de estratégias criadas para o enfrentamento das dificuldades que emergem no campo educativo.

Biografia do Autor

  • Ana Beatriz Coutinho Lerner, Instituto de Psicologia - USP

    Psicanalista e psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Doutora em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

  • Paula Fontana Fonseca, IPUSP
    Psicanalista e Psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP.

    Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP.

  • Yara Sayão, IPUSP
    Psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP.
  • Adriana Marcondes Machado, IPUSP
    Professora do Instituto de Psicologia da USP, Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade. Membro do Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP. Mestre e doutora em Psicologia Social pelo IPUSP

Publicado

2014-07-24

Edição

Seção

EXPERIÊNCIA INSTITUCIONAL