Ensinar em estabelecimento especializado: relação com a prova e posição subjetiva do professor

Autores

  • Florence Savournin Universidade Toulouse II - Ecole Superieure Professorat Education

Palavras-chave:

práticas de ensi- no, ensino especializado, relação com a prova, didática clínica, estudo de caso.

Resumo

 

Esta pesquisa envolve a análise das práticas de ensino com uma dupla referência: à didática e à Psicanálise. O conceito de “relação com a prova” (rapport à l’épreuve) permite explicar o significado atribuído por uma professora especializada à sua experiência com um grupo do Instituto Terapêutico, Educa- cional e Pedagógico (ITEP) na França. Aplicação didática, sujeito suposto saber, impossível de suportar são as três dimensões que estruturam a relação com a prova nesse espaço-tempo com os alunos, cujo maior desafio é a transmissão do saber. O estudo de caso mostra como, de uma forma sempre singular, um sujeito confronta o seu desejo de transmissão com a prática de ensino. 

Publicado

2014-01-09