Um “homem calculável”?

Autores

  • Sônia Borges Universidade Veiga de Almeida
  • Simone Costa Universidade Celso Lisboa

Palavras-chave:

educação, psicanálise, transmissão simbólica.

Resumo

A Psicanálise, na medida em que ganha espaço como um discurso explicativo do comportamento humano e dos laços sociais é confrontada com a necessidade de pensá-los como registros em que a transmissão simbólica pode e deve ocorrer. Como ser de linguagem, o homem pode transmitir as marcas simbólicas constitutivas de sua cultura, tendo em vista encontrar nela o seu lugar. A técnica e a tecnologia, que fazem parte deste legado, vêm sendo priorizadas no âmbito dos vários níveis do ensino. Sustentamos que a educação não pode ser reduzida a elas, já que a transmissão simbólica ultrapassa em muito uma formação cujo objetivo seja o ensino de competências técnicas produtoras do que denominamos de "homem calculável".

Biografia do Autor

Sônia Borges, Universidade Veiga de Almeida

Doutora em Psicologia da Educação; Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida; Psicanalista e Membro do Colegiado da Escola de Psicanálise do Campo Lacaniano; Coordenadora de Seminários em Formações Clínicas do Campo Lacaniano. 

Simone Costa, Universidade Celso Lisboa

Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida (UVA-RJ); Especialista em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Professora do Curso de Psicologia das Faculdades Celso Lisboa; Membro Associado da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle (SPID). 

Publicado

2015-06-29