CHAMADA - NÚMERO ESPECIAL - RBOP
Número especial: Pesquisa e intervenção em estudos sobre trabalho e carreira com populações ou contextos diversos
Editoras/es convidadas/os/es Marcelo Afonso Ribeiro e Lucy Leal Melo-Silva
O campo da Orientação Profissional e Carreira (OPC) construiu uma trajetória de estudos e intervenções voltada, principalmente, para jovens de classe média e alta buscando auxílio para escolha profissional. Nas últimas décadas, o escopo das investigações vem se ampliando com estudos com universitárias/os/es e profissionais adultas/os/es. Os contextos formalizados e urbanos são os mais pesquisados. Houve, portanto, uma ampliação de grupos estudados, mas não uma diversificação, pois estamos falando do mesmo perfil de classe média e alta com qualificação em momentos distintos da vida (ensino médio, ensino superior e vida adulta).
Deixando clara a importância e relevância de pesquisas e intervenções com estes públicos, especialmente, diante das transformações dos mundos educativos, sociais e do trabalho, uma parcela significativa da população brasileira que estuda e trabalha e que tem experiências, questões e demandas igualmente significativas tem sido deixada de lado, assim como contextos não formalizados de educação e trabalho. Isto faz com que saibamos muito pouco sobre escolhas, projetos e trajetórias educativas e de trabalho destes grupos e contextos, fazendo com a OPC tenha pouca informação qualificada e recursos para lidar com estes públicos que vêm demandando e chegando para as/os/es profissionais.
Pessoas impactadas por questões formativas, interseccionais e interculturais relativas à classe social (e.g., adolescentes, jovens e adultas/os/es de classes baixas), à raça/etnia (e.g., pessoas negras, imigrantes e refugiadas/os/es), à orientação sexual (pessoas LGBTQIAPN+), ao nível educacional (jovens e adultas/os/es sem formação superior), à faixa etária (adultas/os/es com mais de 50 anos), à deficiência (pessoas com deficiência), entre outras condições psicossociais geradoras de desvantagens na construção de suas trajetórias de trabalho. Assim como contextos de trabalho determinados pela terceirização, uberização, informalidade, mídias sociais e todos os contextos flexibilizados e/ou precarizados atualmente existentes.
O convite é para reunirmos estudos e intervenções com grupos de participantes e contextos diversificados como estímulo a mais publicações na Revista Brasileira de Orientação Profissional. Autoras/es interessadas/os/es em contribuir com este número especial deverão submeter normalmente seus manuscritos por meio de sistema de submissão da revista (https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/rbop/about/submission) indicando no campo “comentários ao editor” que ele se destina ao presente número especial. Os artigos devem seguir as normas de publicações da RBOP.
Cronograma do número especial
Data de lançamento da chamada: abril de 2025
Recebimento de artigos: até 31/07/2025
Publicação: 1º semestre de 2026