O indivíduo como mediador do processo de impacto do treinamento no trabalho
Palavras-chave:
estratégias de aplicação do aprendido, aprendizagem, mediação, transferência de aprendizagem.Resumo
<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:PMingLiU; panose-1:2 2 5 0 0 0 0 0 0 0; mso-font-alt:新細明體; mso-font-charset:136; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611969 684719354 22 0 1048577 0;} @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 159 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1073750139 0 0 159 0;} @font-face {font-family:"\@PMingLiU"; panose-1:2 2 5 0 0 0 0 0 0 0; mso-font-charset:136; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611969 684719354 22 0 1048577 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-bidi-font-family:Arial;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt; mso-ascii-font-family:Arial; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-hansi-font-family:Arial; mso-bidi-font-family:Arial;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} --> O objetivo do presente estudo foi testar o papel mediador das estratégias de aplicação do aprendido no relacionamento entre a aprendizagem e o impacto do treinamento no trabalho. A aprendizagem é considerada como condição necessária, mas não suficiente, pois fatores contextuais e as características do próprio indivíduo podem influenciar a transferência efetiva dos conhecimentos, habilidades e atitudes para as atividades laborais. Integraram a pesquisa 271 participantes de um treinamento voltado para gerência de projetos no âmbito da administração pública federal. Foram utilizadas as escalas de estratégias de aplicação do aprendido e a de impacto do treinamento no trabalho, com evidências de validade testadas em estudos anteriores, e mais dois instrumentos paralelos como medidas de aprendizagem (pré e pós-teste). A coleta de dados ocorreu em três fases distintas, primeiro e último dia do treinamento e 60 dias após o seu encerramento. Os resultados obtidos, por meio de análises multivariadas, confirmaram o papel mediador das estratégias de aplicação do aprendido.Downloads
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